Segundo informações de um leitor do Macaúbas On Off após de visto matéria sobre poço de Araças que aparentemente comprometeu a existência de nascentes na região. Envia fotos e narra caso parecido na comunidade de Pajeú, há 8km de Macaúbas, faz denuncia de graves irregularidades quanto a abertura e uso de poços tubulares – água doce servindo para molhar gramado de campo, encher piscina e molhar estrada, enquanto isso, parte da população tem sérios problemas de abastecimento de água potável. Veja o que diz o internauta em seu texto enviado por e-mail.
…”O problema são dois poços tubulares aberto de um lado e de outro da nascente, muito próximo e fora dos padrões estabelecidos pela Lei, e para piorar o problema, o SAAE comprou a água, que nem o dono (????????) e nem o SAAE têm licença (neste caso a Outorga de Água – licença para abertura de poços e usos de suas águas, concedida pelo Poder Público)… E está tirando grande quantidade de água noite e dia… Outro é o poço de (????) que usa a água para molhar a grama do campo, molhar estrada quando tem festa e encher a piscina e isso tudo onde acarretou na escassez completa das águas da nascente, sendo que era uma água perene, nunca secou em todos esses anos… O pessoal do Pajeú está revoltado pois, essa água regava os quintais e abastecia a Lagoa do Pajeú que fica abaixo”…
É sabido que quase 100% dos poços abertos em Macaúbas não tem autorização dos órgãos ambientais para serem perfurados e até usados suas águas – nem mesmo, segundo informações, as retiradas de águas dos Tinguis pelo SAAE – Esta autorização é conhecida por outorga de água.
Tem surgido diversas denuncias e/ou informações a respeito de poços abertos que têm comprometido a existência das nascentes próximas.
Interessados podem enviar suas denuncias, críticas e informações para o blog para o e-mail: [email protected] – Publicaremos sua denuncia e não informamos sua identidade.