Cristo, roxo e cinza!…
A Cor-Luz…
O Cristo se veste da Cor-Luz, branca, que traduz a existência de todas as cores, a união sem preconceitos, sem distinção! …
Já o preto, se claro for, é cinza, como Cor-Luz, traduz a inexistência de cores, ou seja, da Luz!..
A Cor-Pigmento…
Esta deve ser a essência humana… A cor preta neste contexto científico, se misturando todas as cores obtêm-se a cor preta…
Se isso já é confuso entre as relações de cor, veja-se lá entre as relações humanas sociais, onde o racismo e os preconceitos raciais, de gênero, religiosos, culturais, sociais… Dividem os seres, criam-se castas, classes, e a Criação Divina, intercala tudo isso no UNO, no único Universo, onde o Grande Arquiteto constrói suas Cores alimentadas por Luzes e Pigmentos e nós, confusos seres, desbotamos as cores com os conceitos antecipados do desconhecido!…
(Imagens da manhã azul deste domingo, 04 de outubro de 2015)
Veja a seguir, extraído do portal: www.mundonaescola.pt/, este interesse estudo sobre as cores que vemos e não existem e as que existem e não vemos!…
“Misturar todas as cores dá branco ou preto?
Cor é luz. Sem luz, os nossos olhos não conseguem captar as cores.. A cor é o resultado do reflexo da luz que não é absorvida por um pigmento. Dessa forma, podemos estudar as cores sob duas teorias que estão diretamente relacionada: a COR-LUZ e a COR-PIGMENTO.
Cor-luz
A cor-luz, ou colorido, é a radiação luminosa visível. A cor é uma sensação provocada pela luz sobre o órgão da visão. A cor-luz pode ser observada através dos raios luminosos e pode ser decomposta nas cores do espectro luminoso (cores do arco-íris).
O que vemos é o espectro das sete cores visíveis que sobrepostas originam luz branca. Assim, o branco é a soma de todas as cores. Por outro lado, o preto é a ausência de luz e, por isso, de cor.
Cor-pigmento
Um pigmento é um material que muda cor da luz transmitida ou refectida como resultado de uma absorção selectiva de ondas de um dado comprimento de onda.
Cor-pigmento é a substância material que, conforme a sua natureza, absorve, refracta e reflecte os raios luminosos que constituem a luz . O que faz com que chamemos um corpo de “verde” é a sua capacidade de absorver quase todos os raios da luz branca incidente, reflectindo para nós apenas as tonalidades dos verdes.
Ou seja, se na cor-luz, o branco é a reunião de todas as cores, na cor-pigmento, o preto é a mistura de todas as cores.
Assim, se juntarmos todas as cores obtemos branco e preto: se misturarmos todas as cores-pigmento, obtemos preto, enquanto que obtemos branco se sobrepusermos todas as cores luminosas.”
Equipe
GinestalBas
Coordenação
Fabíola Cardoso (Maria Ferreira, Tiago Joaquim)
Categoria A – 3º ciclo do Ensino Basico * Escola Secundária Ginestal Machado