No início/fim da pista há uma “pedra”, na verdade, parte de uma rocha: granito Azul Macaúbas, famoso internacionalmente pela sua rara beleza e preço!
Pista de acesso a cidade de Macaúbas, as obras
“rolam por mais de um ano”, qual é o entrave?
Obra financiada pelo Governo Federal através de convênio com a Caixa Econômica Federal executada em parceria com a Prefeitura Municipal; a sua longa execução, segundo informações foi provocada por denuncias, causando atrasos no repasse das parcelas para seu andamento normal, devido o bloqueio de parcelas; na época placas foram afixadas expondo a situação de forma “não convencional”, logo foram retiradas e a população ficou sem esclarecimentos por parte do Poder Público. Uma das falhas de uma administração pública é não levar ao conhecimento da comunidade assuntos de interesse público, fica tudo engavetado, sabemos que um dos princípios constitucionais para os atos públicos é a publicidade e transparência.
“QUE NÃO VOLTE!”: Sempre é bom relembrar para que erros do passado sirvam como experiência e saber como não fazer, como não cometer o mesmo erro (nem outros novos!)… Um bom motorista sempre dá “uma olhadinha no retrovisor”, assim dever ser um administrador e todo ser humano!
“A Cidade Amiga” deve antes de tudo ter amigos fiéis!
Árvores já foram plantas durante a construção das pistas de “cooper” e ciclismo, uma atitude que deveria ser constante em todas as obras públicas. Sempre é bom lembrar que o plantio de árvores deve ser de várias espécies e seguindo um projeto de ampliação (da obra) para que no futuro não sejam sacrificadas.
Construção de rampas para portadores de necessidades especiais, a tal “acessibilidade”, é uma
exigência do projeto. Elas devem ser sinalizadas e construidas conforme orientações técnicas.
Veja:
(Em algum lugar no Brasil!… Aqui também falta a faixa de pedestre, o interesse nosso é a rampa)
Esta é uma rampa de acesso para cadeirantes, sinalizada como orienta a legislação, seus cantos são arredondados e tem uma largura padrão.
Em Macaúbas, as poucas “rampas” existentes não seguem o padrão, não estão sinalizadas
e foram mal projetadas, até a do Fórum não está dentro dos padrões exigidos.
Voltando ao assunto da pista da entrada/saída da cidade, a expectativa é que fique pronta até o São João (2011), não terá canteiro central, o que seria mais seguro e lógico, disseram que não tem espaço para sua ampliação.
No entanto, é uma obra importante, irá melhorar o acesso, a segurança no tráfego de automóveis, porém, em suas laterais têm duas pistas para pedestres e ciclistas, as duas no mesmo sentido, ou seja, ciclistas e pedestres na mesma pista, o ideal seria separar, evitando desta forma acidentes entre os praticantes do ciclismo e os adeptos a caminhadas. Que “pedras” não impessam estas práticas!