Blog do Alécio Brandão

(On…) Quinta feira, 23 de junho de 2011, primeiro dia… Que pena só tem mais três!

As tradicionais fogueiras de São João não perderam espaço, trás também uma preocupação ecológica… Qual é a origem destes troncos? E quanto a segurança?

Preocupações à parte a festa que tem início nesta quinta feira promete público recorde, amanhã uma das atrações mais esperadas, Paula Fernandes; deverá atrair grande público, a cidade encontra-se enfervecida, trânsito caótico, devido a um parte natural da cidade por ter ruas estreitas, no centro; pois sua povoação conta mais de 300 anos e outro fator e a desorganização visível por parte do Poder Público local, sem um plano inteligente para eventos como o São João, não há uma “habilidade” e “mobilidade” quando o assunto é trânsito em Macaúbas, o óbvio e a lógica são ignorados, ruas paralelas como a Dr. Manoel Vitorino e a Castro Alves, têm duplo sentido: sobe e desce… Congestionamento, espera em pontos de grande circulação, causando acidentes… “Bocas de lobo” na rua Castro Alves, já estão sendo destruidas pelo intenso tráfego de veículos…
Apresentação de quadrilhas juninas… Milhares de pessoas prestigiam um evento que se tradicionalizou no São João de Macaúbas…
…Graças a esforços da comunidade, envolvendo escolas, professores, alunos e o próprio Poder Público local, é resgatada a tradição das quadrilhas juninas em Macaúbas, as edições anteriores eram através de concurso, uma intensa “concorrência” entre as escolas/quadrilhas participantes e “choques” de interesses fizeram com que esta modalidade de “apresentação” fosse extinta, hoje elas gastam suas energias nas alegorias, criatividade e lindas coreografias, arrancado do público o seu melhor: aplausos! Viva o São João!!!

Vista parcial do morro do Cruzeiro da Liberdade… O pouco mato e já seco alerta: baixíssima umidade durante as festas de São João… Alegria com muito líquido… Sem abusar dos alcoólicos!!!    
Morro onde deverá ser montada uma réplica do Cristo Redentor… O que era “verde” agora é “cinza”… No ano passado o verde teve mais resistência…
Loteamentos, uma febre econômica em Macaúbas, são dezenas, muitos irregulares… este desmata o que é conhecido como “cinturão verde” ou “mata ciliar”… Uma proteção a menos, uma causa a mais que contribui para a baixa umidade relativa do ar, calor e para a crescente diminuição do verde e da especulação imobiliaria… Crescimento nem sempre “anda lado a lado” com desenvolvimento… Tá mais que na hora de rever o que é legal e moral!
A previsão para os dias de São João em Macaúbas é umidade relativa do ar inferior a 30%, índice considerado preocupante comparado a clima de deserto… Alerta para os pais, pois nesta época crianças são as maiores vítimas… Aliado a isso as queimadas… E as fogueiras, fumaças, uma ajudinha a mais ao clima seco… Águas de todas as fontes devem amenizar a situação… As alcoólicas devem ser as preferidas, muita calma nesta hora, ou muitos não terão oportunidade de ver o próximo São João, o próximo pôr do Sol ou perder a atração mais esperada que encantou até o rei, vê lá o que  pode acontecer com os súditos?!
 Paula Fernandes deverá se preparar para o clima da região…Quanto ao frio dar-se um jeitinho…
P.S. Recebemos diversos e-mails indagando se este seria o traje de Paula durante sua apresentação amanhã (24). NÃO galera, ela deverá tá usando um chapéu de palha, vestido tipo “colcha de retalho” até o tornozelo, uma longa bota e cabelos amarrados… Informações extra-oficiais

Duas fontes originais importantíssimas: fé e água…


error: Conteúdo Protegido !!