Blog do Alécio Brandão

(ON ou OFF!)… "FICUS": INOCENTE, CULPADA OU VÍTIMA!?

 Árvore “sempre verde”, esta na Rua Dr. Manoel Vitorino,
muita sombra e “pouca simpatia”!
Provável raiz de uma “árvore sempre verde”, há três metros de distância do
seu caule. Segundo informações diversas, sem fonte comprovada, as raizes desta árvore
tende a “entupir” a rede de esgoto, chegando ser encontrada até em vasos sanitários.
Leia abaixo informações importantes sobre o USO desta árvore e qual é a sua real “vocação”.
  • Nome Científico: Ficus benjamina
  • Sinonímia: Ficus benjamini, Ficus nitida
  • Nome Popular: Ficus, figueira, fico, fico-chorão, sempre verde…
  • Família: Moraceae
  • Divisão: Angiospermae
  • Origem: Ásia e Austrália
  • Ciclo de Vida: Perene
Ficus, Ficus benjamina, Ficus benjamini, Ficus nitida, , figueira, fico, fico-chorão“O ficus é uma árvore muito popular, utilizada principalmente na decoração de ambientes internos. Com caule acinzentado, raízes aéreas e ramos pêndulos, ela tem crescimento moderado. Suas folhas são pequenas, brilhantes e perenes, de coloração verde ou variegada de branco ou amarelo. Elas têm formato elíptico com a ponta acuminada e apresentam leves ondulações nas bordas. As flores discretas e brancas não têm valor ornamental. Os frutos pequenos e vermelhos são decorativos e atraem passarinhos. Suas raízes agressivas e superficiais chamam a atenção, e não raramente racham vasos e pavimentos.”

Esta tá em seu lugar, dentro

de casa em um caqueiro.

Tai, a inocente árvore não é apropriada para ser plantada em centro urbano, em vias públicas, são árvores ornamentais, sua principal função é ORNAMENTAR ambientes internos, agora são “sacrificadas” pelo mau uso, muitas estão sendo cortadas e substituídas por outras espécies, basta agora saber se estas que estão sendo plantadas são também adequadas, e o que se nota,  estão sendo plantadas em sua maioria árvores da mesma espécie, em caso de uma “praga” típica daquelas árvores, todas serão contaminadas, o ideal é o plantio de diversos tipos/espécies.
Fica no ar: a Secretaria de Meio Ambiente de Macaúbas já consultou um BOTÂNICO ou outro especialista da área antes de fazer ou autorizar estes cortes e, antes mesmo de iniciar um “projeto” de substituição ou plantio de árvores em centro urbano? Isso para evitar a “falha” cometida com o “sempre verde”, que não é uma árvore nativa, nota-se que sua origem é da ÁSIA e AUSTRÁLIA. Com tantas espécies que temos em nossa flora, importa-se árvores e são mau usadas! Coisa de Macaúbas… (e do Brazil)…
 Finalizando: segundo informações, o tipo de “poda arredonda” feito nestas árvores não é o correto, pois impede a circulação de oxigênio em seu interior, causando morte das folhas internas. Prova disso: observe a parte interna de uma “sempre verde” que notará o “vazio” de sua copa internamente, FOLHAS SECAS, além do seu sofrimento em vida, são condenadas à morte sem direito a uma “DEFENSORIA PÚBLICA”, literalmente!


error: Conteúdo Protegido !!