Apresentações: seu nome e onde fica:
O Centro Cultural de Macaúbas, prof. José Benedito do Amaral, recentemente inaugurado, fica localizado na estrada de acesso ao povoado de Olaria.
Parte: “ON”
Este centro tem por finalidade fomentar a cultura local, sua parte interna, que é um “auditório”, dar-nos a idéia que as artes cênicas deverão ser as mais beneficiadas, (sabemos que em Macaúbas existe grupos de teatros), tem algumas salas… Sua posição não é ruim, fica num extremo da cidade, incentivando o crescimento pelas “pontas” , evitando desta forma o incentivo de “subir morro”.
Fachada do prédio do Centro Cultural de Macaúbas |
… Além de sua parte interna não ter boa funcionalidade, a externa tornou-se uma “armadilha”, não há grade de proteção nas laterais e no fundo, sua altura fica em trono de três metros, segundo informações duas pessoas já caíram “ladeira a baixo”, um adulto e uma criança, o primeiro ficou quinze dias com hematomas, sem poder exercer sua profissão por semanas, quanto a criança não tivemos noticias de seu estado de saúde e a gravidade do acidente. O prédio, por ficar “suspenso” sobre aterro, em sua parte de trás estava com uma rachadura (que já foi corrigida), o chão cedeu.
Disseram que o projeto já vem pronto do Ministério da Cultura.
Disseram que o projeto já vem pronto do Ministério da Cultura.
Sugestões:
A construção já foi feita. O prédio depois de inaugurado (novembro de 2010), não aconteceram muitos eventos, algumas reuniões. A Secretaria de Cultura deveria ter um CALENDÁRIO ANUAL DE EVENTOS CULTURAIS, com o objetivo de fomentar a cultura, dar ênfase as datas históricas (tipo aniversário da cidade), ter uma regularidade de eventos, despertar na comunidade a “ansiedade” pelo evento previsto e com isso sua participação/valorização/engajamento.
Valorizar/incentivar os produtores de cultura: na música, artesanato, artes cênicas, literatura, artes plásticas… E toda manifestação cultural do município. Tudo isso seria direcionado para o Centro Cultural. Outra, no Centro, deveria ter um GALPÃO DE PRODUÇÃO CULTURAL, uma oficina, para cursos e proliferação das praticas culturais já existentes.