Resíduos sólidos (lixo) pegando “FOGO”, produzidos pelo Serviço “Autônomo” de ÁGUA e Esgoto. Ao fundo nota-se a presença de um servidor público, tentando apagar o fogo, já era tarde, o “clik” foi mais rápido, além disso ficariam as cinzas que não disfarçariam o ato praticado.
(A situação: às 15:00h, 29/04/2011)
(A situação: às 15:00h, 29/04/2011)
ESSA ERA A GOTA D’ÁGUA QUE FALTAVA!
O SAAE de Macaúbas tem uma “saída” autônoma de destinar o lixo produzido pelo próprio órgão, (o SAAE, é uma autarquia municipal, com administração própria, tem independência financeira, presta contas diretamente ao Tribunal dos Municípios e à Câmara Municipal, faz suas próprias licitações, leilões, etc. Em fim é uma entidade AUTÔNOMA, como designa seu próprio nome). Muito bem, o destino “autônomo” do lixo ou resíduo sólidos, que foram “incinerados” de forma incorreta, antiecológica, contrariando toda e qualquer regra do bom senso e princípios administrativos (até morais)…
Veja que entre os resíduos, nota-se a presença de sucatas de computador, cadeiras, ar condicionado, papel, plásticos, etc… Caso grave é a sucata do ár condicionado que tem gases, aumentando o risco mais ainda de contaminação do solo.
Esperamos que o SAAE, não coloque “fogo também na caixa d’água”, este “incêndio” fica do lado esquerdo do prédio do órgão, sentido à nascente da Biquinha, há um declive no terreno, quando chove todo aquele lixo, cinza, descem para o córrego, contaminando as água da Biquinha (que já é pouca), e conseqüentemente o lençol freático… Ou seja, o órgão responsável pelo tratamento, distribuição e zelo pelas águas e suas fontes, PODE ESTAR contribuindo com a degradação do meio ambiente e conseqüentemente com as fontes de água!
Esta é a fachada do órgão responsável pelo sistema de captação, tratamento, destruição de água em nosso município. O SAAE…
Há coleta regular de lixo naquela região (Praça do Coité), geralmente na segunda e sexta, oportunidade esta para descartar o lixo, no caso de documentos oficiais, poderiam ser triturados em máquinas apropriadas e depois descartados convencionalmente( ainda da forma incorreta, pois todo lixo que é coletado na cidade vai para um “lixão”, Macaúbas ainda não conta com um aterro sanitário) Já pensou se todos os órgãos do município colocassem fogo no lixo que produz da mesma forma que o SAAE coloca? Macaúbas seria uma verdadeira Cubatão!…
P.S.
Há crianças nas proximidades que têm problemas respiratórios quando eles colocam fogo no lixo a fumaça (que tóxica), invadem as residências prejudicando a qualidade do ar, num local onde nem poderia pensar num cigarro acesso… Sai, sai, sai fumaça… Que entre nos pulmões destes “homens públicos”, o ar do bom senso, o ar do respeito pela pessoa humana, o ar do respeito pelo meio ambiente e por eles mesmos, que respiram o memso ar.. Há coisas que estão entre cortinas de fumaça que nossos olhos são impedidos de ver… Somos então obrigados a respirar o dióxido de carbono e outros “gáses tóxicos públicos”…