Lombada construída em frente ao CETEP – Praça da Liberdade…
(Aparentemente tudo regular)
A Lei usa da proporcionalidade, crimes leves – penas menores; crimes bárbaros – penas mais rigorosas… E há quem diga que em certas situações “os justos pagam pelos pecadores“… “Empolgados” com a seca construíram uma “verdadeira barragem” numa rua em frente ao CETEP… Ali um local crítico, de grande movimentação – entrada/saída de alunos, além de carros e principalmente motos que passam em grande velocidade e para piorar a situação fica próximo a uma curva, aumentando os riscos de acidentes, pois a visibilidade é menor… Um cenário aterrorizante para os alunos e moradores do local….
Biz, “triz”, “quatriz”, “quintriz”…
A lombada “mal construída”, fora dos padrões, das normas do CT (Código de Trânsito) passou de “protetor de vidas” para ameaçar à vida e a segurança, principalmente de meio de transporte “bípede”, a situação acima mostra a queda de duas pessoas que tentavam passar pelo quebra molas, muito alto, “seco”. Sem proporcionalidade, o condutor de veículo TEM QUE PARAR para “subir” na lombada… As ocupantes da Biz caíram no chão, felizmente não teve maires danos, segundo informações estes tipos de motos mesmo com uma pessoa “toca” em lombadas como estas e outras espalhadas pela cidade… Há informações que a colocação deste “quebra molas” foi mais para evitar acidentes, principalmente para “obrigar” os motoqueiros a reduzirem a velocidade quando passam por aquele trecho, devido ao grande fluxo de aluno, podendo causar acidentes sérios…
Aparentemente fora do padrão…
A regra do Código de Trânsito para construção de lombadas é: 08cm de altura por 1,50cm de comprimento... Mas, parece que o modelo oficial não “atende” as necessidades e a realidade da “falta de educação” de boa parte dos condutores de motos da cidade, as lombadas oficiais na verdade servem de “RAMPAS”, impulsionando mais ainda a velocidade das motos…
O que fazer? Manter as lombadas irregulares, como um mal necessário, para evitar riscos maiores de acidentes, salvando mais vidas?
Quem já foi a Guanambi? Lá a Prefeitura local construiu lombadas usando um técnica/modelo, colocando dezenas de esperas intercaladas, (meia espera, tipo uma cuia), são um verdadeiro “terror” para motociclistas apressados, são suaves, a altura fica dentro dos padrões e a largura é um puco menor que a regulamentada… Mas resolveu o problema sem causa outros… Ou seja, o MAL FEITO foi desfeito com um FEITO INTELIGENTE!…
Veja, ou melhor não dá pra ver direito…
Veja o que não é muito bem visto por condutores veicular e “motocular”… A ótica do que seja certo ou errado fica na “visão” de quem ver o que entende!
Nem é tolerável uma placa ser escondida quando o mato/árvore cresce e a encobre, veja lá TOLERAR uma situação onde uma PLACA que sinaliza uma lombada recentemente construída, ser afixada ATRÁS de galhos de uma árvore… Além disso com a seta indicando que a lombada está do outro lado… Na verdade a haste de madeira, tem duas placas, a que avisa a existência da “lombada” e a de cima proibido estacionar que está completamente escondida….
Na verdade há coisas/situações ESCONDIDAS que indicam muito mais que uma “irregular” lombada, mas IRREGULARIDADES tão notárias, visíveis, lógicas que CEGA qualquer cidadão de bem…
Parece haver uma prática para “FURAR OLHOS”, tapar os OUVIDOS e LACRAR lábios!…
(Fonte da imagem “olho cego: http://tanabocadopovo1000.blogspot.com.br)