Há mais de 10 anos doada ao município de Macaúbas uma grande área verde com mais de 3.000km2 localizada no Parque Bela Vista, uma reserva natural, que fica num vale e faz parte do Boqueirão, onde passa um carrego e grande volume de águas na época das chuvas.
A área foi doada ao município pelos proprietários do Loteamento Bela Vista, o médico João Borges e o engenheiro civil Airton Borges, com o compromisso do município transformar aquela reserva num Horto Florestal, mantendo a área preservada. Durante anos a área não recebeu nenhuma atenção do município, segundo moradores, é ponto de encontro de casais, uso de drogas, muito lixo e entulho.
Foi notado também queima de lixo, muitas “fogueirinhas” que podem dar origem a um incêndio florestal de grandes proporções, podendo atingir residências que ficam muito próximas a área, além do grande dano ambiental, pois nesta região é vista árvores de grande porte, talvez até centenárias e certamente muitos animais vivem por ali.
Moradores do lugar pedem que a área seja cercada, receba passeio público e que tenha regular coleta de lixo e fiscalização por parte do Poder Público, sugeriram vigilância no local, rede de esgoto, melhorias na iluminação que é inexistente e que o local seja aberto para passeio com trilhas.
O que diz o Poder Público:
O blog manteve contato com a Prefeitura através da Secretaria do Meio Ambiente, obteve como resposta que o Município tem um projeto para a área, tendo até parte do material tais como mourões de cimento, arame e parte do recurso, fruto de multas ambientais. Disse que irá levar ao conhecimento do Conselho Municipal de Meio Ambiente e propor uma ação conjunta, que possa também envolver a comunidade, principalmente a de moradores local. Informa também a Secretaria de Meio Ambiente, que manterá contato com outras secretarias da Prefeitura para realizar serviços emergências de limpeza e sinalização, em seguida uma ação para cercar a área entre outras iniciativas.
Veja outras imagens do local: