Moradores reunidos no fim desta tarde de segunda feira, 13 –
cobram ação imediata do Poder Público que até agora não se
manifestou publicamente.
Mobilizados através de rede social e carro de som pelo ativista Kalif Defensor e comissão de moradores, realizam reunião em protesto pelo descaso do Poder Público. Kalif é paulistano filho do macaubense Nezinho Defensor, ex-combatente da Segunda Guerra Mundial e criador do Asilo São Francisco de Assis. Em seu discurso para a comunidade local, fala da importância do saneamento BÁSICO e da consciência do cidadão em cobrar dos Poderes Públicos solução para o problema.
Morador do bairro também faz uso da palavra e diz que um Abaixo Assinado corre pelos bairros e que será levado as autoridades locais, solicitando providências imediatas na solução do problema, que segundo informações tem levado muita gente ao hospital. Informa ainda que devido ao esgoto que corre pelas ruas e terreno, tem aumentado consideravelmente a incidência de ratos e baratas, invadido casas e trazendo doenças, além dos mosquitos e mal cheiro.
Esta é a Estação Elevatória de Esgoto, situada na Av. Prof. Atico Mota,
com motores quebrados há quase 60 dias, impedem a transferência
dos dejetos que correm a céu aberto, formado um grande lago.
No bairro que é porta de entrada da cidade, diversas casa não têm o esgoto
ligado a rede, ele corre pelas ruas. Nota-se também muito lixo e mato
no passeio público e na rua.
Macaúbas vive o seu inferno astral. E a população mais humilde é que mais sofre. Sem representatividade, isolada e sem voz ativa fica às margens da sociedade. Macaúbas cidade considerada “hospitaleira”, “expulsa” sua gente, seu maior patrimônio! Tratamento desigual para os desiguais?
Contato foi mantido com autoridades municipais sem sucesso. No entanto, o blog abre espaço para as devidas considerações de interessados.
Animais bebem as águas fétidas, imundas e contaminadas…
E nós comemos e bebemos de sua carne e leite…
Foi preciso um paulistano para “acordar” o macaubense…
Apesar da tímida participação popular a reunião foi produtiva… No semblante dos presentes notava-se a cara da decepção, da indignação, do abandono com NOSSA GENTE, NOSSO MAIOR PATRIMÔNIO… Esta não é a Nossa Terra? Tudo isso é por que há 60 dias uma bomba da estação está quebrada, um ou dois mil Reais, para solucionar o problema… E o orçamento para resolver por completo o esgoto de Macaúbas, é cerca de 4,5 milhões de Reais, a obra foi iniciada no governo anterior e está paralisada, nenhuma informação oficial foi divulgada pelo setor competente da Prefeitura. Há alguns meses o blog entrou em contato através de ofício e não obteve retorno, sobre este e outros assuntos.