Blog do Alécio Brandão

“Mens sana in corpore sano”: Movimente você também. Donos de academia e educadores físicos buscam entendimento com o Executivo Municipal.

Em noda dirigida a redação do blog, a assessoria de comunicação do “Consórcio de Profissionais de Educação Física e Empresários do Setor”, estiveram em reunião com o chefe do executivo municipal Aloisio Rebonato, apresentando propostas para a reabertura das academias e centros de treinamento. Em reunião, apresentaram ao órgão competente, artigos e estudos que mostram a importância da atividade física e seus benefícios a prevenção e tratamento de vítimas do Covid-19. Veja abaixo nota:

Donos de academia e educadores físicos apresentam proposta ao executivo.

“Representantes das academias do município de Macaúbas foram buscar ter um diálogo com a Secretaria Municipal de Saúde, e até mesmo o Gestor do Município, que são os responsáveis pelos Decretos Municipais, onde determina o fechamento desse seguimento e outros.

No dia 09 de Março, última terça-feira, estivem com o Exmo. Sr. Aloisio Rabonato Prefeito Municipal e do Uirlei Borges (Secretário de Meio Ambiente) que intermediou a reunião com a presença de Fabiano Factum, João Santana, Lazaro Cunha, Profissionais de Educação Física e proprietários de Academias, o Gilmar Porto(Gordo), Joniel Ferreira, Ery Silva. Todos foram com objetivo de tentar determinar algumas medidas para a volta do funcionamento das academias e centros de treinamentos, onde ficou acordado que o poder executivo juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde irão analisar as propostas feitas pelos mesmos e tomarão as providencias necessários no decorrer da semana.

Salientamos que as atividades desenvolvidas nas Academias e Centros de Treinamentos são atividades que buscam a saúde e o bem estar. Há comprovação dos benéficos da atividade física na prevenção do agravamento dos sintomas do COVID 19, e em muitos Municípios já estão incluído essas atividades como sendo Serviços Essenciais e com isso, não pode parar; visto que, os benéficos são grandes para a saúde, como é o caso da fitoterapia em leitos de UTI, que na verdade é um “exercício físico” de baixa intensidade e com técnicas apropriadas para cada tipo de paciente e seu estado de saúde – comprovando assim que “movimentar o corpo” é essencial.  Outro estudo recente mostrou que as academias não são locais considerados de auto risco de transmissão.

Estamos falando de artigos e estudos científicos. Segue abaixo as referências:

– Pesquisadores da Universidade de Oslo, na Noroegua aponta que fazer atividade física em academias não aumenta o risco de contaminação de coronavirus. Estudo feito com 3.764 pessoas com idade entre 18 e 64 anos.

Art 1

– Academias não são locais de alto risco de propagação da COVID 19, diz Estudo: Pesquisa feite em 17 países Europeus mostra que a chance de ser contaminada é pouca e os benéficos à saúde superam.

Art 2

– Hormônio Liberado durante a Atividade Física pode ter efeito contra a COVID 19,

Art 3

– Exercício físico no combate à Covid-19 diz estudo que a pratica regular do exercício físico atua como um modulador do sistema imune, de forma a estruturar progressivamente a reposta fisiológica à minimização do dano, o artigo salienta que durante a atividade física, uma serie de citosinas pró e anti-inflamatória são liberadas. Tais efeitos levam ao melhor controle da resposta inflamatória, reduzem hormônios do estresse e resultam em menor incidência, intensidade de sintomas e mortalidade frente a ocorrência de infecções virais, especialmente as respiratórias.”

……

Nota da redação:Mens sana in corpore sano“: é uma famosa citação de origem latina que significa “uma mente sã num corpo são“. A expressão é derivada da Sátira X de autoria do poeta romano Juvenal. No contexto do poema, a frase faz parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida.


error: Conteúdo Protegido !!