Na sessão desta terça feira, 13 da Câmara de Macaúbas, o tema “água” foi o mais lembrado e debatido entre os vereadores. Durante a semana, uma comissão de vereadores, entre eles: o presidente da Casa, Marciel Costa Souza, José dos Anjos, Vá de Lindolfo, Marcelo Nogueira e José Oseias, em reunião com o Diretor do SAAE José Raimundo, o Sanitarista Dr. Aldo e Advogado Dr. Jurandy Filho, discutiram as estratégicas e ações que possam evitar um colapso no abastecimento de água no município, um dos temas da reunião foi a preservação de nascentes, desapropriação de terrenos onde elas se encontram e sua revitalização, foi citado o caso das nascentes da região de Contendas, onde o Prefeito Zezinho deve enviar à Câmara Municipal, projeto de Lei para a desapropriação, no intuito de sanar os conflitos com agricultores e comunidade.
O tema foi discutido por todos os vereadores, entre eles o vereador Anderson Gumes, que sugeriu ampliar a discussão à comunidade com a realização de uma Audiência Pública sobre a Crise Hídrica e Suas Soluções, a ideia foi apoiada por todos os vereadores, bem como exemplificou o vereador José Oseias que torna a defender a revitalização da Lagoa do Açude, com o desassoreamento dos seus córregos e revitalização das matas ciliares. Quanto a desapropriação de propriedades onde estão as nascentes, o vereador José dos Anjos defende projeto de lei que incentive agricultores a se tornarem “produtores de água”, com bolsas custeadas pelo município. Também se posiciona o vereador Marcelo Nogueira que é a favor da ampliação da discussão com a comunidade, fala do encontro com os técnicos do SAAE e a preocupação do município quanto ao tema. Outros vereadores também fizeram uso da palavra em defesa de meios que possa dar ao município segurança hídrica, com ações de preservação de nascentes, construções de barragens, aguadas e uso racional das águas.
Na próxima sessão do dia 20, a convite do Presidente da Mesa, o vereador Marciel, deverá comparecer na Câmara Municipal o Diretor do SAAE, Sr. José Raimundo, que irá prestar mais informações e ações do SAAE sobre o sistema hídrico de Macaúbas.