
Patrocinado pela Prefeitura de Macaúbas, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Esportes, tendo o apoio institucional do Legislativo Municipal, o Carnaval de Macaúbas surpreende em público e organização, além de ter no palco o elenco formado por sua maioria de artistas locais, músicos destes autodidatas ou formados por laços de família.
Dois dias de festa deixaram saudades, o palco alternativo tradicionalmente armado na rua, dando assim, ao folião mais espaço e sendo um diferencial às edições juninas, onde tradicionalmente é usado o palco da quadra. Macaúbas nestes dias de festa recebe centenas de visitantes das cidades vizinhas, que ajudam no aquecimento do comércio e pluraliza culturas. E o Carnaval de Macaúbas, “perde” apenas para o São João…
As atrações do primeiro dia (12): Som de Dubai, Príncipe da Bregadeira, Baile da Tropa e a atração principal Banda Master fazendo um grande show. No segundo, terça feira 13, Só de Manha abriu a festa e a Banda Xodó da Bahia foi à atração principal, fechando o evento com chave de ouro a banda local Irmandade Tapuia.

As Caretas: salvem, salvem!…
Também fazem parte do Carnaval de Macaúbas, as tradicionais caretas. Homens, mulheres, jovens e crianças, “muitas disfarçadas de si mesmas”, com suas endumentalhas típicas, suas vestes, algumas “fúnebres”, mortalhas sim, que irreverenciaram a vida e a morte! E o Sol, o calor, estes foram ignorados pela alegria de se disfarçar “de si mesmo”? Caretas somos todos, quando não cultivamos nossas culturas, não a vivenciamos… E sem cultura não há uma humanidade!