A nível de Brasil, a Dengue já é tratada como uma epidemia, nesta terça feira, 20 – o número de mortes confirmadas chegam a 100 casos, tendo outras centenas a serem diagnosticadas. Em Macaúbas, a Secretaria de Saúde tem emitido alertas e orientações pelas redes sociais, o que não parece ser uma iniciativa proporcional aos casos já confirmados e suspeitos que procuram as unidades de saúde. Há ruas/bairros na cidade que há dezenas de casos com sintomas, alguns optam pela automedicação. Medicamentos que fazem parte do tratamento, como é o caso do Tylenol, já começa a faltar em algumas farmácias.
Com as constantes chuvas que caem em Macaúbas, aumenta o número de vetores da doença que é mosquito Aedes aegypti. O vírus é transmitido para humanos por meio da picada de mosquitos fêmea infectados. Após o período de incubação (4-10 dias), um mosquito infectado é capaz de transmitir o vírus pelo resto de sua vida.
É preciso a conscientização de toda sociedade para redução dos casos, tendo cada morador uma responsabilidade social em manter suas casas e quintais o mais protegido possível.