Em contato com a redação do blog, o Sindicato dos Servidores Municipais de Macaúbas, informa que 100% dos servidores da saúde estão com seus salário de novembro em atraso, o qual deveria ser pago até o 5º dia útil do mês de dezembro, o mesmo ocorre com cerca de 40% dos servidores da educação, entre eles porteiros, merendeiras, vigilantes, professores contratados, entre outros. Informa ainda o sindicato, que a Prefeitura de Macaúbas pagou o 13º salário integral e estão com receio de perder os salários de novembro e dezembro, este último com vencimento em janeiro de 2017.
O blog manteve contato com a Secretaria da Saúde, mas não consegui contato com o secretário; um servidor que preferiu não ser identificado, informou que a solução está em curso e que até a semana que vem, o setor de pagamento terá uma posição para regularizar a situação.
O atraso ou não pagamento de salário é um dos maiores problemas vivenciados pelos servidores, tendo impacto na qualidade de vida e na dignidade das pessoas, afetando toda a comunidade, bem como o comércio local e a economia do município. O sindicato deverá entrar com Mandado de Segurança na justiça local, para garantir este Direito que é Liquido e Certo, tomando como argumento a urgência do caso, o qual coloca até em risco a segurança alimentar e de saúde das pessoas.