Ovos de Páscoa, chocolates, bacalhau… Um bom almoço!… Uma boa casa, um mínimo de conforto e dignidade!… Não é padrão, é a exceção a todos aqueles que vivem às margens da “sociedade”, de sócios distintos e boa parte ingratos!… Missas e procissões, enormes filas de “fiéis”, penitências, rezas… Uma cidade “cristã”, embalsamada pela sua “fé” no que acham que é correto!…
Hipocrisia? Não. Apenas um sistema, acostumamos que assim é normal! Somos assim, temos “castas”, divisões sociais vistas como normais, ricos e pobres sempre existiram e assim será!… Quanto a compaixão, conceder o mínimo de dignidade ao próximo, não ignorá-lo apenas por sua condição social, sua moradia, renda e posse de bens materiais?
Comunidade da Rua 2 de Julho, Alto da Matança… Sempre foi assim, e se assim for, sempre continuará!… Crianças, jovens… Idosos – distantes de um sonho, já não sonham mais! Já não mais existe uma alta estima naquele morro!… Apenas desilusão – vencidos, cansados, abandonados pela própria esperança… Isolados e esquecidos por todos que estão próximos dos olhos e distantes no coração!…
O completo abandono é quase que centenário, décadas e mais décadas, sem o mínimo de infraestrutura, rua na terra, sem coleta de lixo regular, sem esgoto… E a escuridão domina as almas e as noites!…
Segundo morador do lugar, por diversas vezes já foi solicitado da Prefeitura que passe a máquina, melhorando assim o “aspecto” e para retirar o lixo… Já não pedem mais a pavimentação, já não pedem mais a urbanização!… Seria de mais?