A 20ª sessão do ano que marcou a reabertura dos trabalhos do Legislativo Municipal de Macaúbas do segundo semestre, na manhã desta terça feira, 04 de agosto – foi marcada com duros discursos, críticas, acusações e denuncias por parte de quase todos os vereadores para todos os lados, desde do Governo local, suas instituições, aos Governos Estaduais e Federal, citanto “horrores” na Segurança Pública e Saúde!… Veja a seguir trechos resumidos das falas de alguns vereadores na abertura dos trabalhos, sendo necessário o presidente da Casa abrir nova sessão para dar tempo para fala de todos os edis. Lembrando que o blog não faz ata de reunião do Legislativo, certamente muitas falas não serão citadas, visto que os registros da Câmara estão em gravação de vídeo e áudio e em atra.
Acompanhem alguns tópicos:
Abertura 01:
Antecederam os trabalhos as orações do Pai Nosso e da Ave Maria e inspirados por elas o “deus nos acuda”! Salvem-se quem poder!…
Abertura 02:
Esta feita pelo presidente da Casa, o vereador Marciel Souza Costa e de praxe fez os cumprimentos e votos de trabalhos produtivos!… Solicitando que a secretária auxiliar Roberta Barros fizesse a leitura das correspondências recebidas e projetos, feito isso, foi concedida aos vereadores os seus discursos do “Pequeno Expediente”, com tolerância de três minutos, após este ritual foram postos em apreciação os projetos apresentados pelo Executivo de número 62 e 63/2015 e outros do vereador Anderson Gumes. Foi também apresentado o vereador Marcos Pinto, como Líder do Executivo na Casa.
Os Projetos:
Os do Executivo solicitavam ao Legislativo autorização para realizar sorteio de prêmios entre os cidadãos que pagassem o IPTU em dia, os quais irão participar de sorteios cujos prêmios somaram valores de R$ 6.5000,00, verbas da Secretaria da Administração. Já os Projeto de Indicação do vereador Anderson Gumes (PDT), sugerirão que o Executivo cedesse a estrutura do Beleléu pra abrigar o CAESP, entidade municipal que cuida de crianças especiais, aquelas portadoras de alguma necessidade físicas, motoras ou psicológicas. Alega que a área é melhor estruturada, com espaço livre e ainda o município teria o “bônus” de economizar com o pagamento de aluguel do prédio onde acolhe a entidade, o qual, segundo o vereador não é adequado para as crianças. Outro projeto foi para que o CAESP, funcione em tempo integral, não fechando durante as férias, o que segundo o projeto poderia melhorar o desempenho dos alunos sem interrupção nos períodos de férias.
Cemitério:
Um assunto de “morte”!… Rechaçada por quase todos os vereadores a forma que o Executivo vem conduzindo a administração do novo Cemitério Público com taxas consideradas absurdas que estão “pela hora da morte”!… E ainda, os vereadores pediram a Mesa Diretora da Casa a presença do Diretor de Infraestrutura Sr. Idelfonso Pereira para comparecer na próxima reunião, com a finalidade de prestar mais informações e explicações, além disso ouvir sugestões dos vereadores que, segundo eles, são do povo… Um das queixas dos revedores que segundo eles recebem de seus eleitores e cidadãos é quanto aos “orbitantes” valores cobrados, outros sobre a perda de “propriedade” que muitas famílias tinham no antigo cemitério, sendo neste, proibidos novos sepultamentos, e tendo estas famílias que adquirirem “novos terrenos/sepulturas” no Novo Cemitério. Alguns vereadores a exemplo, sugeriram que estas famílias sejam compensadas com sepulturas no novo cemitério a custo zero. Outro impasse é a forma que são feitos os sepultamentos, vários corpos num mesmo lugar… Para isso, alguns vereadores pedem sepultamento em covas individuais.
“Não me venham com conclusões! A única conclusão é morrer.” – Diz Fernando Pessoa. * Se desejar o leitor pode trocar conclusões por confusões – a essência é a mesma: a morte!
Saúde:
O principal alvo foi o Hospital local, alguns revedores acusam médicos e administração de “negligentes” em casos de pacientes que levaram a óbito alguns pacientes que tiveram atendimento nesta unidade. Foram citados três casos de emergência médica, os quais os pacientes tiveram que serem removidos e o SAMU não tinha médico, ficando assim obrigados a aguardarem médico para acompanha-los até a outro centro especializado, o que segundo consta, contribuiu para o óbito destes pacientes… O caso foi citado onde a família de uma paciente teve que pagar um médico e ambulância de Paramirim para transportar o paciente para outra cidade – pois, em Macaúbas o SAMU não tinha médico e ambulância em péssimo estado. Também receberam críticas o tratamento dado a pacientes por médicos que segundo oradores, não receberam por parte destes profissionais os “primeiros socorros”!… E quando os familiares chegam em outros centros com seus pacientes eram recebidos com a indagação dos médicos: ...”Não fizeram nada em Macaúbas – deixaram o rapaz morrer”!…
Segurança Pública:
Tema também lembrado de tratado pela Casa, citando supostas abordagens “truculentas” de Policiais Militares durante blitzes e rondas. Segundo consta, policiais em suas atividades ostensivas, vem abordando cidadãos de bem, com aparente tratos truculentos e de humilhação. Foi citado um caso que envolveu um dos vereadores e até secretário municipal. Outro caso citado foi o crescente tráfico de drogas, onde jovens meninas de 13, 14 anos estão se prostituindo para comprar drogas – desabafa um dos vereadores; …”Todo mundo sabe disso, só a polícia que não sabe?”… Quando se refere aos “mulas”, motoqueiros que repassam drogas em pontos “sabidos”!… Muitas das ruas escuras também segundo vereadores, contribuem para o aumento da criminalidade, já há vereador que diz que “muitas luzes” acessas durante o dia, aumenta o consumo e desperdício! E diz que em frente a Casa Legislativa há uma dia e note acesa!…
Proteção à Infância:
Relatos de irregularidade tanto nos repasses de subvenções da Prefeitura ao Orfanato de Dona Efigênia, que funciona na região de Contendas, o que vem comprometendo a qualidade e a segurança alimentar dos internos, crianças que dependem destes recursos, quanto as prováveis irregularidades do próprio orfanato, citadas por alguns vereadores, narraram casos de abusos sexuais entre os internos, havendo registro de até estupro e morte… Houve também quem defendesse o Orfanato de D. Efigênia, alegando que caso não existisse, muitas destas crianças estariam no “mundo” sujeitas a isso e em piores condições… Já outros vereadores sugeriram intervenção, criação de uma Comissão de Vereadores para visitar o local e atestar suas condições, caso não atendam os requisitos mínimos que fosse fechado e o município arcar com a responsabilidade.
Universidade do Sudoeste:
Outro tema que esteve “presente”… No entanto, foram lembradas também as “ausências” na Audiência Pública no dia 24/07, no Clube Social que reuniu mais de 700 pessoas num ato pró implantação da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia e Campus Universitário da Bacia do Paramirim… As ausências lembradas e criticadas foram de políticos, entre eles de todos os prefeitos da região e deputados aqui votados… Estando presente apenas o deputado petista Paulo Rangel. Segundo consta haverá em Vitória da Conquista um grande encontro de todos o territórios, onde deverá está presente o Governador do Estado, Rui Costa e nesta oportunidade cobrada a implantação da Universidade do Sudoeste. Há informações que o Projeto de sua criação está aguardando autorização do Governo Federal na Casa Civil, e para sair da “gaveta” é necessário empenho e vontade política de todas as agremiações políticas e do povo!…
Convite:
Presente da sessão o Diretor da CAR (Companhia de Ação Regional), com o convite para inauguração do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar – SETAF – onde deverá funcionar diversos órgãos do Estado – na rua Dr. Manoel Vitorino, onde funcionava a FTC, o ato terá a presença do Secretário de Desenvolvimento Rural e do Diretor Geral da CAR – será nesta quinta feira, às 9h00.
Site da Câmara:
Outras informações sobre a runião podem ser acessas no site do Legislativo Municipal, no endereço: www.camaramacaubas.ba.gov.br
O blog não consegui manter contato com os citados, no entanto, espaço fica aberto para interessados: [email protected]