A maior aposta no cenário político de Macaúbas, exceto a incerteza da candidatura do empresário Robinson Nunes é a concorrida vaga de vice para compor a chapa majoritária do ex-prefeito Amélio Costa Jr. que segundo expectativa tem grandes chances de ser eleito com expressiva votação, caso não tenha que concorrer com Robinson Nunes, que poderia dificultar o pleito eleitoral, mas mesmo assim, há quem aposte na vitória de Amelinho, independentemente quem seja o candidato.
Há várias hipóteses e especulação em torno do nome para formar chapa com Amelinho, entre elas as mais esdrúxulas no olhar do eleitor comum, mas se falando em politica tudo é possível, vejamos as possibilidades, segundo cenário hipotético e futurístico:
O esperado:
Amelinho & Gilbertinho, uma chapa considerada natural pelo fato que o vice é base do governo, levando em conta que Amelinho precisaria de fazer alianças com o partido do governo (PT), na hipótese dele sair candidato pelo PSD, partido do senador Otto Alencar, outro razão seria o desgaste atual do partido do Lula que parece mergulhado em águas profundas…
O inesperado:
Amelinho & Zezinho: não seria surpresa, afamado como “pé quente”, Zezinho que se gaba por nunca ter perdido uma eleição, sempre esteve ao “lado do poder”, há quem aposte numa “união cinza”, sem os 50 tons, é claro! Seria o fim do 51, o que para muitos poderia ter sido uma “boa ideia”… Mas porque Amelinho se uniria a Zezinho (ou vice versa?)… Se Zezinho poderia (ou poderá) sair candidato a reeleição? Isso é pauta para a próxima matéria: Procura-se um vice para Zezinho… Mas o mais lógico seria (hipoteticamente), na certeza da eleição de Amelinho: “…Eu segurei a sua onda” (Zezinho diria) – …”Me apoie que seguro a sua” (Amelinho diria ou proporia)… Esta união desbancaria o grupo Nunes, forçaria certamente a decisão de Robinho sair de cima do muro!… Ou ele já pulou o muro e ninguém sabe?
Uma promessa:
Amelinho & Vá de Lindolfo: Essa liga não parece ter cola. A situação do vereador que é do DEM, pode se complicar caso o partido peça seu mandato alegando infidelidade partidária… Seria a sina do 13, talvez não seja o número de sorte dele, entre outras coisas que jogam contra esta possiblidade… Mas no cenário político tudo é possível até o a união de imãs de faces opostas.
Uma alternativa:
Amelinho & Juza: O empresário do ramo de automóveis, às vezes com o pé no freio e outro no acelerador, com receio de derrapar ou de colisões, ou seja, “choques de interesses”!… Sangue novo, oxigenando a política local, boa índole, progressista, é o que Macaúbas precisa, novas alternativas… Joselito Lopes… Se não vice, poderia ser cabeça de chapa e dá inicio a um novo ciclo, o que seria pauta para um próxima matéria. Fica ai a possiblidade real.
Um velho sonho:
Amelinho & José Roberto: Já foi cogitado, mas o “vamo ver” foi uma pedra no sapato de ambos há anos… Mas daria um bom casamento, o problema é encontrar o pá certo do sapato de Cinderela, pedido no tempo… Zé Roberto é o cara que soma tudo, nome leve, praticamente sem rejeição, carregaria muitos (tem porte para isso), é um nome peso pesado!… Outro que poderia ser cabeça de chapa… Difícil é colocar isso na cabeça dele… O que confirma o sonho!
O estratégico:
Amelinho & Marciel: Por que não?… Este entraria na cota de Zezinho, com a hipotética “união cinza”… Marciel foi o cara que desenrolou em apenas três meses o que levou quase três anos, a aprovação das contas de Amelinho na Câmara de Vereadores. Com a possiblidade de Ricardo Costa (irmão de Amelinho), sair candidato a vereador, que também incomoda o vereador Anderson Gumes, (seu sobrinho), abriria espaço na região de Marciel para encaixar Ricardo e de troco, “ajeitaria Anderson”. Com esta possiblidade é grande a chance de Amelinho fazer nove vereadores e seguir com maior segurança para uma suposta reeleição em 2018… O que seria um terror para o grupo Nunes!…
A “caixa é de pandora”:
Não exatamente um conto grego e nenhuma possiblidade destas se confirmadas não seria exatamente uma nova tragédia. Na verdade todo mundo quer abrir a Caixa de Pandora (ou o caixa) e de lambuja levar Pandora para casa!… E a verdadeira tragédia todo mundo sabe de quem seria: do povo!… No entanto, está aberta a temporada da caça ao vice!… Habilite-se…
A Pandora e sua caixa de ouro!…