Blog do Alécio Brandão

MACAÚBAS: PAIS E ALUNOS PASSAM ATÉ CINCO NOITES EM FILA PARA GARANTIR MATRÍCULA.

Noite de domingo, 17 de fevereiro de 2013… 
Escola Estadual Prof. José Batista da Mota.

Segundo informações de pais de alunos, desde ontem, 16, formam-se filas em frente a Escola Estadual Prof. José Batista da Mota, localizada na Rua Antonio Alfredo Filho, centro de Macaúbas. A “vigília” por uma vaga irá até quinta feira dia 21, quando inicia o período de matrículas desta escola. 

O sistema de matrícula da rede estadual é realizada por internet, qualquer cidadão de qualquer parte da Bahia pode fazer sua “matricula online”, bastando acessar link específico do site da Secretaria da Educação do Estado. 

O desconforto é grande, pais e alunos passam a noite ao relento,
dormindo sobre pilhas de material de construção. 


Em conversa com uma mãe de aluna que estava na fila, diz saber desta informação, mas que prefere ficar na fila e fazer a matrícula na própria escola. Indagada da possibilidade de sua espera na fila ser em vão, caso aconteça o preenchimento das vagas por matrículas feitas via internet. Ela diz que irá correr o risco. Esta mesma senhora, que não quis se identificar, diz que mora do outro lado da cidade, próximo ao Centro Cultural, mas que prefere matricular sua filha nesta escola por ela ter um bom conceito e ter seus alunos bons índices de aprovação em vestibulares, relada.


São centenas de pais e alunos nos passeios públicos, irão passar 
cinco noites até abertura oficial das matrículas. 


Macaúbas tem outras escolas de ensino médio e técnico, mas o “assédio” maior fica mesmo na Escola José Batista. No entanto, filas também se formam no CETEP. Parece que o número de vagas oferecidas pelo Estado é um dos problemas ou seja, muita procura e pouca demanda. 

O blog manteve contato com a direção da escola, Professora Leia Oliveira. Ela diz que levou ao conhecimento dos pais da desnecessidade da “vigília” pela vaga, sendo que a matrícula é feita online para toda Bahia e que se sente impotente diante de tal situação, nada podendo fazer para amenizar a situação, pois tem que seguir o cronograma de matrícula e as orientações da Secretaria da Educação. 

Por que isso acontece? 

(Foto: Secretaria da Educação de Pernambuco, imagem parcial)
O acesso à escola é um direto humano porém, não para todos os brasileiros! 

Infelizmente o problema não é apenas de Macaúbas. O problema da educação no Brasil é crônico. Aparenta existir um “processo da deseducação“, uma orquestra sistematicamente afinada para produzir “brasileiros idiotas“, aparenta existir um “sistema de inteligência” dentro e fora dos governos de todas as esferas para deixar “falir” o sistema educacional brasileiro. (Se há um sistema organizado)

Não há o que descordar: “Pais Rico é Pais Sem Pobreza” – no entanto, que país rico é este? Que tipo de pobreza é essa?  

É certo que: Pais Pobre é País Sem Educação.



error: Conteúdo Protegido !!