Blog do Alécio Brandão

Macaúbas: Nucleação de Escolas deverá dar mais eficiência pedagógica, reduzir custos e melhor qualidade do ensino.

Secretária diz que a prioridade é a eficiência no ensino (Foto PMM)
Secretária diz que a prioridade é a eficiência no ensino (Foto PMM)

Encontro realizado na manhã desta segunda feira, 12, na Câmara de Vereadores de Macaúbas, com profissionais da educação, Secretaria da Educação, representantes do Legislativo, do Executivo e de alguns cidadãos. Em pauta a Nucleação das Escolas da zona rural que tenham menos de 10 alunos, escolas isoladas, multisseriadas (sala de aula com diversos alunos de séries e idades diferentes, funcionando no mesmo ambiente e horário simultaneamente, tendo apenas um professor). O Projeto da Nucleação, prevê a “junção” de várias escolas num NÚCLEO CENTRAL, por região, assim alunos da mesma idade e série ficaram juntos, melhorando  a eficiência pedagógica, atenderia o preceito da legalidade  e reduzira custos. Estes alunos seriam descolados de suas comunidades a um NÚCLEO em sua própria região, através da rede de transporte escolar cedida pelo município.

Segundo a Secretária da Educação Liane de Oliveria, é um projeto que visa atender primeiramente a qualidade do ensino, extinguindo o “fantasma das salas multisseriadas” e pediu dos profissionais da educação apoio neste projeto. Disse da queda no número de alunos, tendo em 2007 mais de 15 mil matriculados e em 2015, apenas 8.300 – visto que de 2014 para 2015 houveram 200 matrículas a menos. Reduzindo assim a quantidade de alunos em sala de aula e consequentemente valores de repasse.

APLB apoia projeto de Nucleação das Escolas (Foto PMM)
APLB apoia projeto de Nucleação das Escolas (Foto PMM)

O Projeto também foi apoiado e aprovado pela APLB, através do seu representante Pedro Leite do Amaral (Caixinha), dizendo que a prioridade é aluno, a qualidade do ensino e o respeito pelo professor.

Em consulta aos presentes, feita pela Secretária da Educação, Liane Oliveira, por aclamação foi aprovado o Projeto de Nucleação das Escolas da Zona Rual e da Sede, este com alunos do Programa EJA (Educação par Jovens e Adultos) devendo atender todos os alunos, cerca de 150 num só prédio escolar, a princípio no Colégio Selma Nunes, no Bairro Bela Vista.  

Veja nota expedida no Facebook da Prefeitura.

“Aconteceu na manhã de hoje, uma reunião na Câmara Municipal de Vereadores, com as presenças da Secretária Municipal de Educação, Liane de Oliveira e servidores do orgão, dos Senhores Vereadores José dos Anjos Santos e Anderson Gumes, da controladora interna da Prefeitura Municipal, Srtª Joyce Roque, do Senhor Juliano, representante da ORPAM, do Senhor Presidente da APLB, Pedro Leite e demais representantes, dos Senhores Diretores Municipais, do Senhor João Luís, representando o Prefeito Municipal e demais convidados, para tratarem de assuntos referentes à nucleação das Escolas do Município, com o intuito de melhorar o atendimento dos alunos do ensino Fundamental, reduzir gastos da Prefeitura Municipal de Macaúbas, e reorganizar o funcionamento das escolas.

O Executivo, através da Secretaria Municipal de Educação, apresentou um estudo para fins de nucleação das instituições de ensino do município, enfatizando que neste primeiro momento atingirá as escolas que possuem na sua matricula até 10 alunos, e nas escolas da sede será nucleado a EJA (Educação de Jovens e Adultos), onde ficará sendo ofertado apenas em uma escola, a Secretária expôs as razões que motivaram a tomar esta decisão, a exemplo da diminuição de alunos no censo escolar, o número excessivo de escolas, e principalmente a busca constante na eficiência do trabalho pedagógico; ainda, para atender a lei de responsabilidade fiscal e poder arcar com as despesas da folha de pagamento da referida Secretaria. 
Esta ação é necessária uma vez que o repasse do MEC é baseado no quantitativo de alunos e o município tem um custo muito alto para manter um grande número de escolas quando o número de alunos vem caindo de forma exorbitante. O debate estendeu por cerca de 2 horas, onde todos os presentes tiveram oportunidade de opinarem sobre o assunto.”


error: Conteúdo Protegido !!