Blog do Alécio Brandão

Macaúbas: novo “Boletim Coronavirus” melhora sua apresentação, fica mais “clean”. Para uns supre informações!

Informação é o Norte de qualquer democracia é a ferramenta do conhecimento, assim também entende alguns vereadores, que até solicitou mais dados no boletim em sessão do legislativo. Nesta quarta feira, 08 – foi apresentado um novo boletim, com menos números e até melhorando o seu visual e entendimento prático por parte do público leigo. No entanto, há quem diga que tá faltando transparência. Com sua nova versão o novo boletim epidemiológico da pandemia do Coronavirus, emitido diariamente pela Prefeitura de Macaúbas, através de sua secretaria de comunicação, a qual tem dados ofertados pelas autoridades de saúde local, ficou mais “clean” , suprindo assim, algumas informações consideradas importantes, outras nem tanto e algumas até pareciam está em duplicidade. Em contato com a redação do blog um servidor da Secretaria da Saúde, que preferiu não se identificar, diz que a medida foi para “facilitar a contagem, visto que era um terror fazer tantos cálculos, que às vezes não batiam”. Informa.

Um dado importante que deixou de aparecer no novo formato foi o número de casos descartados, que até o dia 07/09/2021 eram de 8.345, esse número representa a quantidade de testes que foram realizados na população, outro que nem deveria ser constado, é o de “óbito por outras causas” 02: estes tratam-se de dois casos de pessoas que morreram por causas não relacionadas diretamente com o Covid, mas que testaram positivo, certamente foram infectados na rede hospitalar que deu socorro a causa primária do óbito. Dois itens curiosos é o de “casos notificados” e o de “aguardando resultado“, como disse o “agende de saúde”, estes estariam em duplicidade, no entanto; tinham números diferentes, não soube dizer o que exatamente cada um significava no emaranhado de dados e, para o grande público, boa parte destes números, muitos não tendo sentido, apenas números técnicos que precisavam de análise e  corroboração de outros. Na verdade o que deveria acompanhar a o boletim era um “tipo de legenda dos números” explicando o grande público, o que cada numero representa e qual sua função dentro do contexto pandêmico. Por outro lado, para o publico, o que mais interessa é o número de casos ativos, que hoje está em 09 – mas um dado importante é o de “notificados“, esses após a análise dos testes podem dar positivo ou negativo. Com quase dois anos de pandemia ainda temos deficiência no diagnóstico, o que nos mostra que estamos longe de sermos eficientes no controle da pandemia e isso é a nível de Brasil, que tem um governo central, também sem controle! E isso, não só depende das autoridades em saúde. Se é pandemia, toda sociedade tem responsabilidade direta!

A redação do blog não consegui manter contato com a Prefeitura de Macaúbas, no entanto, espaço fica aberto para interessados.

( *Clean, termo em inglês que significa limpo)


error: Conteúdo Protegido !!