
O Prefeito de Macaúbas, José João Pereira, expede NOTA DE REPÚDIO a atos violentos durante o Carnaval de Macaúbas, praticados por “mascarados infiltrados” em grupo de “caretas”. E diz que até abuso sexual foi praticado por mascarados, presta solidariedade às vítimas e parentes. Em seguida diz que é a população que está acabando com a tradição, isentando desta forma a Prefeitura. Isso, talvez para se defender de boatos que rolam nas esquinas da cidade que foi a Prefeitura que solicitou a Polícia Militar a apreender as mascaras de jovens e adultos.
Em rede social na internet a ação policial tem dividido opiniões, principalmente entre jovens. Como a cidade está sem delegado de Polícia Civil, ainda não constam queixas de vitimas oficiais. Más, segundo o Major Irlando, uma professora foi vitima de ataques insanos de mascarados e testemunhas dizem que na Praça da Matriz, meninas foram agredidas covardemente por mascarados. O pavor e medo tomam conta da cidade.
Veja abaixo a nota de repúdio do Prefeito Zezinho.
“A prefeitura repudia atos de vandalismo ocorrido hoje no nosso carnaval. Repudio atitudes covardes por mascarados sem pudor algum. Que usa da tradição para cometer crimes. Abuso sexual e muito mais. Fica aqui o meu repúdio e o total apoio aqueles que sofreram agressões dessas pessoas mascaradas. E a população está acabando com a tradição não a prefeitura. Vamos brincar em paz o carnaval está ai para isso não para violência. O major Irlando tem meu total apoio. Vamos aprender a brincar o carnaval.”
(Nota publicada em seu Facebook nesta segunda feira, 03/02/14 – grifo nosso)

Conforme anunciado durante a festa desta segunda feira de Carnaval, será mantido o Concurso de Caretas na Praça da Matriz, às 16:00h. O evento é organizado pela Secretaria de Cultura. Há premiação em dinheiro para os primeiros colocados.
No entanto, continua a apreensão de mascaras durante esta terça feira, a Polícia Militar irá continuar com as abordagens de grupos de mascarados realizando apreensões de mascaras que não atendam aos padrões do Carnaval.