Segundo nota expedida pelo Comandante da 4ª Companhia, Major Irlando Oliveira, tem recebido diversas ligações que dão conta de “terroristas mascarados” entre as caretas no Carnaval de Macaúbas. Informa também por telefone que uma moça foi agredida por mascarados ou “careta”, onde chegaram a assediar a vitima que foi levada ao Hospital local para fazer exames de corpo de delito.
Também informou que mascarados invadiram casas e quebraram vidraças e que há alguns armados com faca ameaçando pessoas. Ainda informa que a cidade, neste momento, está sem delegado da Polícia Civil.
Após receber estas queixas o Major Irlando, ordenou policiais a desmascararem todos que estiverem mascarados, exceto crianças, em nota, diz que as mascaras seriam devolvidas após o Carnaval, veja:
“Caros Macaubenses”
Em razão de alguns casos chegados ao conhecimento da PM, de que grupos de mascarados teriam agredido pessoas na cidade, inclusive mulheres, estamos abordando tais mascarados, adolescentes e adultos, e apreendendo as suas máscaras, para somente devolvê-las após o carnaval . Infelizmente, tal media é necessária, visando a paz social
Irlando Oliveira Maj. PM CMT da 4ª CIPM/Macaúbas. “
O blog também recebeu diversos telefonemas principalmente de jovens que estavam brincando o Carnaval pelas ruas de Macaúbas, que segundo eles fazem há anos e foram “brutalmente” abordados pelos Policiais Militares que retiraram suas máscaras, segundo eles sem “aparente justificativa”.
Um deles que preferiu não se identificar diz que a polícia deveria usar a “inteligência” e fazer investigação para descobrir os verdadeiros “mascarados” que se aproveitam do Carnaval para a prática de tais atos, os quais também são desaprovados pela maioria dos que brincam se “mascarando de careta”. Diz.
Outros se demostram apreensivos quanto ao futuro da tradição de se vestir de careta no Carnaval de Macaúbas, onde até tem concurso de “careta mais criativa”, promovido pela Prefeitura de Macaúbas.
O blog tentou entrar em contato com a organização do evento más não obteve êxito. Em protesto grupo de mascarados retiraram suas “caretas” na Praça da Matriz e se aglutinaram próximo a quadra de esportes.
Enquanto nos protestos dos grandes centos há a figura dos Blaks Blocs, “infiltrados” nos movimentos sociais que usam da violência destruindo tudo e até matando pessoas, como foi o caso de um jornalista da Band. Em Macaúbas ação parecida de “infiltrados” nos grupos de caretas que há anos mantem a tradição no Carnaval da cidade, colocam em risco também a integridade de pessoas e seus patrimônios, como dito pelo Major da PM.
E “infiltrados” há em toda ação humana não é e não seria diferente em Macaúbas.