Entre carros pequenos, ônibus e maquinas pesadas, mais de 30 veículos estão em estado de sucateamento, mesmo os novos estão sem a mínima manutenção; dos nove (09) ônibus escolares três estão em péssima situação, estão literalmente “no prego”, e um está “detido” numa oficina em Guanambi por falta de pagamento. Segundo consta, todos estão faltando equipamentos como “macaco”, chave de roda, bateria, pneu de socorro e muitos com estofamento completamente destruído, faltando até o painel, além de pneus estarem “no arame”, além dos desgastes pelo uso sem a devida manutenção, aparentemente houve “saqueamento” de peças e equipamentos.
Assim, recebeu o novo governo de Amélio Costa Jr. a frota de ônibus escolares, os quais deverão passar por reformas urgentes para o transporte escolar. Em situação deplorável também estão as maquinas pesadas, entre tratores, retroescavadeiras, etc, muitas doadas pelo programa PAC, tiveram sua garantia perdida por falta de simples manutenção como troca de óleo. Questiona um servidor sobre as licitações de peças, lubrificantes feitas no governo passado, pra que eram?
De toda a frota, a que menos está prejudicada são os carros de passeio, no entanto, todos precisam de pneus e passar por revisões e tirar o “encardido”. Uma ambulância “esquecida” no pátio da garagem é uma das mais tristes situações destas maquinas e automóveis, que se tivessem com a devida manutenção poderiam está salvado vidas e ajudando a reconstruir Macaúbas do que parece ter sido tomada por um “furacão”!…
Licitação Tomada de Preço será publicada no Diário Oficial do Município, para compra de equipamentos de manutenção destes veículos/maquinas, a qual pode chegar a casa dos R$ 300 mil, recursos estes que sairão das secretarias de saúde, transporte e educação, os quias poderiam ter outro fim, se o cuidado com a coisa pública fosse uma prática comum tanto em Macaúbas como em todo País.
O blog não consegui manter contato com a assessoria de comunicação do governo passado, sob a responsabilidade do ex-prefeito José João Pereira, para que o mesmo se posicione diante tal situação. No entanto, espaço fica aberto para interessados através do e-mail da redação do blog: [email protected]