Não é a primeira vez que acidentes em construções civis acontecem em Macaúbas, há registro de vitimas fatais ou trabalhadores que foram mutilados por acidentes causados em obras com pouca ou quase nenhuma segurança pela cidade.
Desta vez, um pedreiro, caiu de uma altura aproximada de 10m,.na construção de um prêmio na Rua Manoel Messias Figueiredo, próximo a Cesta do Povo. Segundo informações o pedreiro, usava como parte de um andaime feito de madeira uma escada, algo deu errado e o trabalhador caiu do segundo andar, há uma altura aproximada de 10m. Testemunhas dizem que o cidadão “nasceu de novo“, tendo muita sorte de ter pelo menos membros com fraturas expostas.
O acidente ocorreu nesta manhã de sexta feira, equipe do SAMU, prestou socorro a vitima que foi encaminhada ao hospital local e não corre risco de morte.
Macaúbas, como boa tarde do interior brasileiro, não tem fiscalização adequada nas construções civis. O Conselho Regional de Engenharia – CREA, faz visitas regulares as obras, más deixa a desejar quando o item é segurança, parece haver mais a prioridade em “receber taxas” do que realmente fiscalizar o conjunto da obra.
Por outro lado, a Prefeitura Municipal ao emitir ALVARÁ DE CONSTRUÇÃO, dar a entender que a obra está apta e regular – más não há fiscalização do setor competente ou este não tem “capacidade” o que é bem diferente de competência.
EPI: pergunte ao um trabalhador de qualquer obra de Macaúbas, o que é EPI ou até mesmo a algum auxilar da Secretaria de Obras do Município, ao setor de IPTU, dos
garis… E por ai vai.
Nada vai mudar se não houver intervenção do Ministério Público, que também parece não existir na cidade ou não é provocado… Salvem-se quem puder!…