Uma ação nada agradável, além de ser “insalubre”, “nojenta”, desumana e completamente inaceitável ou tolerável, situação que ocorre não se sabe a quanto tempo e nenhuma medida é tomada… Por se repetir continuamente e visto por todos e não “incomodar” a ninguém ou se alguém se incomoda se “acomoda” são estas imagens registradas no início da tarde de hoje, por volta das 14:00h, na Praça Inácio Alves (Praça da Feira), centro do comércio de Macaúbas e da cidade. Onde funciona ao ar livre um “restaurante” popular, barracas que fazem “comida” sem a mínima condição de higiene, sem água encanada, sem banheiro, sem pida de cozinha (os utensílios são lavados em bacias), sem o SISTEMA DE ESGOTO… Toda a “lavagem” é depositada durante o dia em galões de plastico e depois jogados numa BOCA DE LOBO que fica no meio da rua, como visto pelas imagens…
Lembrando que a situação não é nova, há anos isso acontece… Tornou-se normal e até “suportável” pelas autoridades, moradores e consumidores.
Poderia aqui apontar responsáveis, passando pela Secretaria da Saúde, infraestrutura, Obras, Meio Ambiente, Educação, Agricultura, Administração, Financias, Recursos Hídricos, Esportes, Cultura… E quanto a outras instituições, o próprio Gabinete do Executivo, da Câmara Municipal… Outras esferas: que tal o Judiciário, o Ministério Público… Não, os maiores culpados é na verdade os MORADORES ao redor, os comerciantes (a Associação Comercial ou Associação dos Feirantes)?… Em suma, a maior culpada é a lavadeira de pratos?… Também não… A culpa é de Rui Barbosa e de Inácio Alves…
“Macaúbas, Macaúbas, quanto mais te conheço, menos te entendo”. Frase dita por Rui Barbosa numa conferência em Haia (Suíça), quando citou o caso deixando perplexo a todos! Voltando a Salvador, o governo da época enviou para Macaúbas três galões para a coleta dos dejetos produzidos pelos “restaurantes ao ar livre”, evitando desta forma uma revolta dos locais…
Veja post em rede social na internet, divulgada pelo ativista Joe Kallif na página Saneamento Básico em Macaúbas. Espaço criado para discutir a importância do tema para a comunidade, soluções que devem ser buscadas para solução deste grave problema de saúde pública.
Veja o alerta de Kallif nas redes sociais.
“É gravíssima a situação em que Macaúbas se encontra, no quesito saneamento básico!
O atual sistema, na sua totalidade, deverá ser refeito, redimensionado!
Os macaubenses terão de reaprender sua relação com o tema!
Não se enganem!”
O blog tentou entrar em contato com as autoridades citadas no post, mas não obteve sucesso devido ao péssimo sinal da telefonia móvel na cidade. No entanto, espaço fica aberto para interessados: [email protected]