Só na Bacia do Paramirim, composto atualmente por 13 municípios, deverão ser investidos mais de R$ 38 milhões, destes cerca de R$ 4 milhões devem ser aplicados no município de Macaúbas. Recursos estes do Banco Mundial, do Governo da Bahia e contrapartida da Prefeitura de Macaúbas, através do PREMAR 2 – Programa de Recuperação e Manutenção de Rodovias do Estado da Bahia. Para isso, foi realizado na manhã desta quinta feira (14) Consulta Pública, no Centro Cultural que definiu os trechos de estradas vicinais que deverão receber os investimentos de melhorias, que são intervenções em construções de pontes, bueiros e passagem molhada.
A Consulta Pública teve a participação de diversas comunidades rurais através de suas associações, estando presentes técnicos do PREMAR 2, ligados a Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia, do Consórcio da Bacia do Paramirim, representado pelo seu Secretário Executivo Leonardo Costa Santos, Presidente da Câmara, Anderson Gumes, bem como vereadores, secretários municipais e do prefeito Amélio Costa Jr. Na abertura o prefeito, vereadores e convidados fizeram uso da palavra e tiraram dúvidas sobre o Programa.
Os presentes nesta Consulta Pública sugeriram 14 trechos de estradas vicinais, entre trechos do baixio e região serrana. Num momento da Consulta Pública, os presentes tiveram a oportunidade de priorizarem regiões e trechos, ficando assim, as prioridades de acordo com a escolha democrática dos presentes neste encontro, vejamos: (em destaques os mais indicados/votados)
1º – Trecho Tamboril a Laranjeira (Via Vão) com 32 votos;
2º – Trecho Tamboril a Canatiba, com 18 votos;
3º – Trecho Canatiba – Maria da Silva, com 14 votos;
4º – Trecho Sede a Várzea Suja, com 07 votos
5º – de Jurema a Ibipitanga, com 07 votos;
6º – Sede ao Quati – com 22 votos;
7º – Catolés 1 ao Catolés 2, com 07 votos;
8º – Veredinha ao Beira Rio, com 04 Votos;
9º – São José a Canatiba, obteve 02 votos
10º Lagoa do Maurício a Jiboia, teve 11 indicações
11º Lagoa Redonda até Olaria, obteve 02 indicações
12º – Da sede até a Caraíbas- Trecho não teve votos
13º – Algodões ao Brejo, teve 05 indicações
14º – Trecho da Sede a Lagoa Clara, com 10 votos.
O próximo passo será a visita dos técnicos da Secretaria Estadual de Infraestrutura em conjunto com os técnicos e engenheiros da Prefeitura de Macaúbas, nos principais trechos indicados, irão fazer a identificação dos pontos mais críticos destes trechos, e fazer o Projeto Executivo e orçamentos, só depois serão liberados os recursos para as intervenções que podem ser pontes, passagem molhada ou bueiros. Não serão contemplados encascalhamento, patrolamento ou asfalto.
O encontro foi encerrado pelo prefeito de Macaúbas, Amélio Costa Jr. que falou da importância destas obras para o escoamento da produção da zonar rual, bem como para tráfego de pessoas, facilitando a mobilidade em trechos críticos. E disse que esta foi uma forma democrática do Governo do Estado trazer investimentos, pondo as prioridades apontadas pelas comunidades locais em evidência.