Blog do Alécio Brandão

Macaúbas: comunidades rurais sofrem com desabastecimento de água, denunciam moradores.

Moradores dizem que "mendigam" água com vizinhos de outro município (Foto ilustrativa)
Moradores dizem que “mendigam” água com vizinhos de outro município (Foto ilustrativa)

Pelo menos moradores de duas comunidades rurais entraram em contato com a redação do blog para relatar a falta de água e denunciar provável irregularidade no fornecimento de água através de programa de distribuição por carro pipas, tanto da Prefeitura quanto da Defesa Civil.

Segundo um morador que preferiu não ser identificado, a localidade de Curral Novo, que fica as margens da BA 156, divisa com o município de Caturama, onde informa que deve haver aproximadamente 40 famílias, sendo que apenas 3 ou 4 são atendidas pelo Carro Pipa da Defesa Civil, tendo as demais famílias que “mendigar” água dos vizinhos que são atendidas pelo serviço, pegar água no prédio escolar do povoado que é atendido pela Pipa ou atravessar o município ir até o território de Caturama, que na divisa, há alguns metros (apenas atravessar a estrada como informa o cidadão), e novamente “mendigar” água para beber e para os afazes domésticos.

Também procurou o blog uma senhora da comunidade rural de Lagoa Funda, informando que em sua comunidade onde moram 10 famílias, e destas apenas 3 recebem água através dos carros pipas da Defesa Civil, sendo estas três residências da mesma raiz familiar… Relata de forma igual, dizendo que tem que “pegar água na casa de vizinhos e ou em prédio escolar”. Ambos os queixos dizem que sofrem de  discriminação e perseguição política.

Eles alegam que as demais famílias não recebem água por não serem cadastradas, não souberam dizer como e nem onde realizar o cadastramento. O blog manteve contato com o Coordenador da Defesa Civil de Macaúbas,  o Sr. José Ilton Lima (Lando) que também responde pela pasta da Secretaria de Meio Ambiente. Em contato com ele, o mesmo informa que as famílias não  cadastradas devem procurar a Coordenação da Defesa Civil na Prefeitura e solicitar o cadastramento, disse ainda que os caminhões da Defesa Civil só podem atender as residências cadastradas e afirma não ter conhecimento se  há “escolha” por residência ou diferenciação política partidária. Caso haja será denunciada e corrigida*

Na última reunião da Câmara Municipal foi proposta a realização de Audiência Pública para discutir a crise hídrica que passa o município. A realização da audiência deve acontecer na primeira quinzena de novembro.

O blog tentou manter contato com a Defesa Civil através do 0800 284 0011 – mas não obteve êxito. O site do órgão www.defesacivil.ba.gov.br – também pode ser acessado para tirar dúvidas, receber sugestões e denuncias.

* Trecho atualizado às 8h40 de 23/10/15, após o Secretário ter mantido contato por telefone com a redação.


error: Conteúdo Protegido !!