Blog do Alécio Brandão

Macaúbas: comunidade do Pajéu vive “epidemia” de Dengue. Queixam moradores.

Mosquito da Dengue (Foto Reprodução)
Mosquito da Dengue (Foto Reprodução)

Em contato com o Blog, alguns moradores da comunidade de Pajéu, que fica há alguns quilômetros de Macaúbas, dizem que dezenas de pessoas estão com suspeita de Dengue. Os pacientes são encaminhados a Postos de Saúde ou ao Hospital local, foi o que aconteceu nesta sexta feira, 20, com um senhor de 65 anos, se queixando de dores no corpo, febre e indisposição, sintomas clássico da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti , muito parecido com uma Muriçoca. Embora pareça pouco agressiva, a doença pode evoluir para a dengue hemorrágica e a síndrome do choque da dengue, caracterizadas por sangramento e queda de pressão arterial, o que eleva o risco de morte. A melhor maneira de combater esse mal é atuando de forma preventiva, impedindo a reprodução do mosquito.

Lagoa do Pajéu, um provável criadouro de mosquitos.
Lagoa do Pajéu, um provável criadouro de mosquitos.

A comunidade possui dois grandes “criadouros” de mosquitos, um lago natural que fica ao lado da Comunidade e outra a lagoa de decantação do sistema de tratamento do esgoto, que contribui certamente para o auto índice de infestação.

O blog tentou entrar em contato com autoridades  da saúde de Macaúbas mas não obteve sucesso, no entanto, espaço fica aberto para interessados.


error: Conteúdo Protegido !!