Blog do Alécio Brandão

Macaúbas: Com desistência do Psol, para onde migrarão os 1.233 votos obtidos por Dr. Elismar?

Após nota oficial do PSol, na manhã desta quarta feira, 03 de julho, (VEJA AQUI)   , que diz respeito à sua posição política nas eleições municipais deste ano. A grande pergunta é: Para onde vão os votos obtidos pelo PSol nas eleições de 2020?

Para uma resposta coerente é necessário entender a posição histórica do partido, bem como saber qual é o alinhamento  ético, moral e qual é a sua ideologia (se de esquerda, direita, centro ou na linha do extremismo e/ou até dos “moderados”). Após isso, analise também qual é a ideologia partidária dos dois únicos candidatos que Macaúbas apresenta: Amélio Costa Jr. (PT) e Aloisio Rebonato (eleito pelo União Brasil, antigo DEM, hoje é filiado ao MDB, antigo PMDB)… Lembrando, que coerência não é o forte dos políticos brasileiros, na verdade mundo a fora. Contudo, os partidos genuinamente de esquerda, tendem a ter mais “coerência ideológica social” * já os de direita, mais voltadas as ideologias “capitalistas e empresariais“… Acrescente também em suas análises o eleitorado do PSol em Macaúbas: quem é esse povo? Onde eles estão? Que classe social eles mais representam? Para saber isso, um Norte é ter acesso onde mais o PSol obteve votos no último pleito e a nível nacional, com quem o PSol faz mais alianças? E por fim, a “neutralidade” do partido, deve beneficiar a qual grupo político, o vermelho ou ao azul? Não se preocupe, eu só estou aqui para te confundir!

Onde o Sol vai brilhar com mais “intensidade” à esquerda ou à direita? 

É certo que o eleitor perspicaz já tem um pensamento e algumas respostas em mente. Lembrando que: são as perguntas que resolvem os problemas.

Dr. Elismar na última eleição obteve 5,14% dos votos válidos que representou 1.233 votos, num universo de 23.979 – e a diferença entre Amelinho e Aloisio, foi de apenas 82 votos – uma eleição apertada e atípica. Hoje, segundo dados atualizados (junho/2024) Macaúbas conta com 33.089 eleitores, (Fonte TSE).

Informações de bastidores dão conta que alguns membros do PSol, já vinham sendo “desanimados” com a pré-candidatura de Dr. Elismar, visto que, muitos de seus integrantes, alguns de linha de frente,  como pré-candidatos a vereador e outros, já tinham decidido apoiar a pré-candidatura do ex-prefeito Amélio Costa; isso, segundo informações, já estava acertado na vinda do governador Gerônimo Rodrigues para o lançamento da pré-candidatura do PT em Macaúbas no dia 26 de maio (VEJA AQUI) . E com uma consulta, reuniões e acertos internos do partido, como diz a Nota Oficial do mesmo, decidiu-se oficialmente se posicionar neutro. Entretanto, a “neutralidade” não se expande a totalidade do partido e/ou de seus afiliados, eleitores e simpatizantes, estes votos têm destino, cor e número.

E mais bastidores:  é de onde saem as melhores notícias da política local e nosso blog é especialista nisso. Segundo um integrante do PSol, o partido ficou fragmentado e com poucos membros para disputa de uma eleição, o que também foi confirmado na Nota Oficial, mais também teve o “empurrãozinho” da adesão do pré-candidato que desistiu do pleito, para apoiar a pré-candidatura de Amelinho, o empresário Adriane Leão (PP). Espera-se que nas próximas semanas, com a divulgação desta Nota Oficial, o eleitorado do PSol, já tenha uma definição, visto que a ideologia política deve puxar o “sangue”! E este é vermelho!


error: Conteúdo Protegido !!