Segundo informações de agente ligado à saúde, mais precisamente ao controle da Dengue no município de Macaúbas, informa extraoficialmente, por isso, preferiu não se identificar, que em Macaúbas, os casos de Dengue aproximam-se dos 200 indivíduos contaminados e que destes 41 já foram confirmados através de exames laboratoriais. O blog manteve contato com a Prefeitura de Macaúbas, através de sua página social na internet, mas não obteve retorno.
Apesar dos esforços do Poder Público com visitas domiciliares de agentes, carro fumacê, os casos de Dengue deste ano dobraram em relação ao ano anterior. No entanto, os esforços do Poder Público são mínimos, diante do crescente quadro, visto que as incidências de chuvas não são satisfatórias e estão abaixo da média. As visitas domiciliares dos agentes chegam em certos casos a cada 60 dias, e a maturação das lavras do mosquito, acontecem em apenas uma semana quando expostas na água, podendo os ovos serem encubados até após um ano. Falta à comunidade mais informações sobre as formas de prevenção e melhor estruturas das unidades de saúde.
Córregos de esgotos a céu aberto contribuem para a proliferação dos mosquitos de todas as espécies, inclusive o da Dengue.
Em 2016, deverá está disponível vacina contra a Dengue, a rede pública deverá bancar sua distribuição que será gratuita.