A terra do São João deverá aprender a se mobilizar e valorizar mais o que é duradouro, seguro e mais racional, do que apenas quatro dias de São João, muita cachaça e ressaca!
Segundo informações do Presidente do Legislativo Municipal, o vereador Marcos Ricardo Figueiredo Pinto, há um esforço e mobilização para viabilizar proposta de criação de um Campus Universitário para Macaúbas. Informa ainda que haverá Audiência Pública para tratar do assunto. A audiência está prevista para o dia 24 de Maio, às 19:00h, na Câmara Municipal. Presenças de autoridades ligadas à edução, política e administrativa. Segundo Marcos, Macaúbas por ser um polo regional, tendo vários municípios a seu redor, tem suporte, merecimento e necessidade de uma Campus Universitário.
Com notícias de criação de diversas universidades no interior da Bahia e Macaúbas sem se mobilizar para reivindicar uma para nossa região, dar-nos uma sensação de abandono por porte dos políticos. Espera-se que esta iniciativa tenha apoio da sociedade local e dos municípios em sua volta e para isso será necessário MUITA vontade política e mobilizar as instituições e a MASSA!
Veja abaixo relato de um macaubense que postou comentário num grupo de relacionamento Yahoo Grupo Macaúbas e matérias sobre criação de universidades noticiadas pela mídia baiana e nacional.
“Mais uma Federal e Macaúbas não tem nem uma Estadual!
“E vejam que, dos municípios abaixo relacionados (grifados), somente Seabra possui potencial semelhante ao de Macaúbas.
Além disso, tendo em vista a localização, nenhuma cidade dessas é mais necessitada no aspecto educacional do que Macaúbas, considerando: 1) que Macaúbas polariza uma multiplicidade de municípios com as mesmas carências (Boquira, Ibipitanga, Rio do Pires, Botuporã, Tanque Novo, Caturama, Paramirim, Oliveira dos Brejinhos etc. e 2) as distâncias dos campi universitários atualmente existentes desses municípios.
A situação é vexatória! Há muito que Macaúbas merece sediar um campus universitário (seja de universidade federal ou estadual).”
(Fonte: usuário do Macaúbas Grupo Yahoo)
Chapada Dimantina: LENÇÓIS
PROJETO DE CRIAÇÃO DA FACULDADE DA CHAPADA DIAMANTINA É APROVADO.
A criação da Universidade Federal da Chapada Diamantina (UFCD) tem gerado muitos debates entre parlamentares e até mesmo nas redes sociais. O projeto de lei número 4094/2012, que passou pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados, no dia 24 de abril, versa justamente sobre essa criação da Unidade de Ensino Superior na região. A autoria da peça é do deputado federal Afonso Florence (PT) e tem como relatora a parlamentar Alice Portugal (PCdoB).
A intenção é lançar a prerrogativa para que o governo federal autorize a nova universidade, com previsão de campus nas cidades de Lençóis, Seabra, Ipirá, Rio de Contas e Morro do Chapéu. A divulgação da aprovação do projeto com a lista dos possíveis locais para se instalar campus tem causado revolta. A população de Itaberaba, por exemplo, contesta que a cidade é considerada o portal de entrada da Chapada Diamantina, para onde convergem todos os municípios da região, e não aparece na lista para sediar a Universidade Federal.
De acordo com o Jornal da Chapada, políticos da região já começam a cobrar respostas dos envolvidos no projeto. “Não entendemos por que Itaberaba está fora deste projeto. Nossa cidade, sem querer desmerecer as demais, é a maior do território, tem potencial comercial e estrutural para abrigar esta unidade de ensino. Com uma Universidade Federal, o município irá progredir economicamente, sem falar na descentralização dos campi que beneficiariam municípios como Boa Vista do Tupim, Iaçu, Ruy Barbosa, Ipirá e outros do entorno da cidade”, pontua o líder do PSDB na região, o advogado Delsuc Moscoso, que inclusive usou a Rádio Diamantina FM nesta segunda (29) para falar sobre o assunto. Informa notíciasdointerior.com.br
Região Oeste: BARREIAS
Criação da Universidade Federal do Oeste da Bahia é aprovada em comissão da Câmara
A Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (19) o relatório do deputado federal Afonso Florence (PT-BA) sobre o projeto de lei que cria a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufoba). “Meu relatório foi a favor da implantação da Ufoba pela adequação e compatibilidade com a norma orçamentária e financeira. Com a implantação da universidade, os municípios do oeste da Bahia vão se integrar, o mercado de trabalho será ampliado, aumentando significativamente a renda média dos moradores e comerciantes, e a população da região terá acesso ao ensino superior, desenvolvimento de pesquisa e extensão, e qualificação profissional”, argumentou Florence. De acordo com a proposta em tramitação na Câmara Federal, a Ufoba terá sede na cidade de Barreiras e contará com campi em Barra, Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitória e Luís Eduardo Magalhães. Agora, o projeto seguirá para apreciação na Comissão de Constituição Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara, sua última etapa na Casa. Inforama retironoticias.com
Sul da Bahia: ITABUNA.
Senado Aprova Criação da Universidade do Sul da Bahia.
Projeto será encaminhado para sanção da presidente Dilma Rousseff.
Expectativa do governo é que mais de 11 mil alunos sejam contemplados.
O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (8) a criação da Universidade Federal do Sul da Bahia, com sede em Itabuna e campi em Porto Seguro e Teixeira de Freitas. Agora, o projeto irá para a sanção da presidente Dilma Rousseff. A previsão é que o funcionamento seja iniciado em 2014 e que, até 2020, as obras sejam concluídas.
O projeto de lei foi apresentado pelos senadores Lídice da Mata (PSB-BA) e Walter Pinheiro (PT-BA). Segundo relatado no projeto, a proposta é que a instituição atenda, em primeiro momento, a mais de 11 mil alunos.A expectativa é que a nova universidade também atenda aos estudantes do Espírito Santo, já que um dos campus, em Teixeira de Freitas, faz limite com o estado vizinho. O projeto de lei tramitou na Câmara como PL 2207/2011 e, no Senado, como PLC 12/2013. Informa o Portal G 1 Bahia.