Blog do Alécio Brandão

Macaúbas: aluno de 13 anos da Escola de Carrapato é selecionado para Olimpíada da Língua Portuguesa.

DSC06166

Macaúbas é destaque na 4° da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, por ser uma das cidades a representar o Estado da Bahia, com um dos semifinalistas o estudante Samuel de Oliveira, 13 anos, que cursa  o 8º ano do Colégio Municipal de Comunidade Rural de Carrapato, foi selecionado na categoria memórias, com o título “Saudosas lembranças da aurora de minha vida”, assim como a professora Dryele Oliveira S. Lima.

Acontecerá em Belo Horizonte no dia 28 de outubro até o dia 30, a primeira oficina regional – da categoria Poema – de uma série de outras quatro sobre gêneros textuais com estudantes semifinalistas do programa e seus respectivos professores. Nas semanas seguintes virão as oficinas de Maceió (3 a 5/11), nas quais Samuel e sua professora estarão participando como semifinalistas de memórias literárias; de Porto Alegre (10 a 12/11), com os participantes de crônicas; e Brasília (17 a 19/11), onde ocorrerá a oficina de artigos de opinião. No total, mil pessoas – 500 estudantes e 500 professores, sendo 250 deles em cada oficina – estarão envolvidas em três dias de intensas atividades com reescrita de textos, leituras, encontros especiais, palestras, passeios, além da oportunidade de conhecer colegas de todos os cantos do país.

Os encontros da etapa regional têm por objetivo ampliar as habilidades de leitura e escrita e o universo cultural dos alunos, além de desenvolver, com os professores, atividades destinadas a contribuir para a melhoria da qualidade do trabalho docente.
A conclusão da olimpíada esta prevista para ocorrer em dezembro deste ano, em Brasília, onde 20 alunos receberão medalhas de ouro e um notebook cada. Já as escolas ganharão laboratórios de informática com dez microcomputadores e uma impressora, além de projetor, telão e livros.

Oficinas terão blogs para acompanhar tudo o que acontece
Uma novidade das oficinas regionais desta edição da Olimpíada serão quatro blogs – um para cada oficina – que o Portal Escrevendo o Futuro vai disponibilizar trazendo informações pontuais e curiosidades sobre todas as atividades que estarão acontecendo. Familiares, amigos e comunidade escolar poderão acompanhar o dia a dia dos semifinalistas, torcer e enviar mensagens de incentivo aos seus representantes, alunos ou professores. Saiba mais sobre os nossos blogs. O primeiro que está no ar é o da categoria Poemas.

A Olimpíada
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.
A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Na 4ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM; Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.
Uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec — Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.

(Informações enviadas por e-mail pela Assessoria de Comunicação do Colégio de Carrapato)

 


error: Conteúdo Protegido !!