Blog do Alécio Brandão

“Luto anunciado”, um artigo sobre a situação da residência estudantil de Macaúbas em Salvador

Foto: Macaubas On Off / Reprodução

Fachada do prédio do Ceusma em Salvador.

Segundo o site Correio Macaubense, “o Centro de Estudantes e Secundaristas de Macaúbas se encontra em estágio terminal, aos 40 anos de sua existência parece chegar ao fim. Foi à casa de muitos estudantes por um período de suas vidas, muitos desses privilegiados por estudarem na Capital Baiana e pode dispor de uma moradia para se instalar durante os anos de suas graduações.
Quantas famílias Macaubenses beneficiadas por essa residência estudantil que ao longo de sua história possibilitou o diploma de médicos, advogados, contadores, engenheiros, psicólogos, professores nos mais variados ramos da educação etc.
Hoje o Ceusma está prestes a fechar as portas, felizes aqueles que conseguiram uma alternativa como migrar para as residências das Universidades, porém, pouco mais de 20 estudantes ainda residem na casa, outros tantos em macaúbas não cogitam mais a possibilidade de ir para Salvador por não querer viver nessa situação caótica.
São 3 Contas de Energia Atrasadas, soma-se mais 6 contas de água, funcionárias sem receber 13º e com pendência como a remuneração das férias, totalizando uns 10 mil Reais, as empregadas se recusa a trabalhar enquanto não receber o salário do mês atual, existe ainda uma dívida antiga referente a contas de água no valor de 13 mil Reais.
A estrutura da casa dispensa comentários, no quintal um esgoto a céu aberto expõe os moradores ao risco de doenças. A situação que já não era boa nos últimos anos consegue piorar cada vez mais, há alguns meses o Ceusma era um dos temas mais polêmicos da disputa política de Macaúbas, as promessas e projetos eram abraçados por todas vertentes partidárias e as intenções eram as melhores possíveis, hoje parece ter caído no esquecimento dos nossos políticos e também da população que não mais comenta o tema de extrema relevância, parece vencer aquela máxima de que a educação não é prioridade para os nossos gestores.
imagina o ensino Superior, que parece ser uma arma perigosa contra essas estruturas sedimentadas na ignorância do povo. Fica o alerta, o aviso, o último pedido, aos ex-residentes, as famílias que foram beneficiadas por essa casa, ao Prefeito, aos vereadores, a todos os macaubenses que o Ceusma está chegando ao fim.”



error: Conteúdo Protegido !!