Povoado há mais de 300 anos, o distrito de Lagoa Clara, que fica ao Sul do território de Macaúbas, há 54kh da sede municipal, já foi no século 19, Sede Administrativa de Macaúbas, hoje com a desculpa dos gestores de sua distância, vem sofrendo nos últimos anos sérias perdas devido o sistemático abandono daquela região. Uma das consequências foi a perda de boa parte dos terras abaixo deste distrito, abandonos na saúde, com posto de saúde em estado deplorável, ao ponto de ser manchete nos meios de comunicação de todo país, o Colégio Municipal passa por uma crise estrutural, com arquivos nos corredores, salas e todo prédio precisando de reformas e ampliação, há na comunidade a construção de quadro poliesportiva abandonada há anos, obra iniciada na gestão anterior e vive isolada sem telefone, correios e precariedade em infraestrutura, lazer e esporte – quanto ao meio ambiente, há graves intervenções de grelheiros, poceiros, exploradores de areia no Rio Santo Onofre, além da transferência de território para Riacho de Santana, empobrecendo ainda mais o território, sua economia e ecossistema. Recentemente foi iniciada obras de pavimentação asfáltica em algumas ruas da localidade, segundo moradores não vem atendendo a demanda, há falhas sérias de engenharia, como é o caso visto em frente do Colégio Municipal, onde quando chove forma uma lagoa em frente ao portão de entrada, assim queira a Diretora da escola, Prof. Alzira Santos.
Prevista para as 18:00h, Sessão Itinerante da Câmara Municipal de Macaúbas é iniciada às 18:50, nesta segunda feira, 28 de outubro de 2013 – Dia do Servidor Público – assim é o político que recebe seu mandato como missão de bem representar seu povo, cumprir as Legislação do seu País e reporta-se aos seus representados… E é o que tentou fazer a Câmara Municipal neste encontro em Lagoa Clara. Iniciada com a tradicional oração do Pai Nosso, todos estenderam sua mãos na esperança de receber “Luzes” que lhes dessem as necessárias soluções – Em seguida o presidente Marcos Pinto declarou aberta a reunião.
Os temas que motivaram a sessão especial foram: melhorias na saúde, telefonia celular, recuperação da Lagoa Comprida e a perda do território… Certamente houve “fuga” dos temas centrais.
Foi registrada as presenças do Major Irlando, da Secretária da Educação Liane Oliveira, de Infraestrutura Idelfonso Pereira, Abilio Marcondes representou a Secretária da Saúde, presença da Secretaria de Comunicação Social, através da jornalista Mayane Santana – presença também bastante lembrada do médico e empresário Dr. Wilton Adriany e de outras personalidades e autoridades. No entanto, somente os vereadores prestigiaram o solenidade: Marcos Pinto, Vá de Lindolfo, Marcelo Nogueira, Anderson Gomes, Ricardo Longa, Jose dos Anjos e Zequinha do Sindicado
Os oradores:
Inicialmente a reunião deu espaço aos moradores inscritos, que foram antecedidos com leitura de um relatório/requerimento assinado por Edivaldo de Jesus (Edi de Bia). Onde ele cobrava investimentos em diversos setores.
Valdinei de Oliveira Silva – Negão de Valmir: Na fala do líder comunitário, ratificou as reivindicações da pauta e agradeceu a iniciativa do evento ao presidente e veadores.
Alzira dos Santos: A diretora do Colégio Municipal, priorizou a educação, solicitou implantação de ensino de segundo grau, biblioteca escolar, reforma e ampliação dos prédios escolares da comunidade.
Edivaldo de Jesus (Edi de Bia): O líder comunitário que não logrou êxito nas últimas eleições, queira na verdade com suas lúcidas indagações “ver uma luz no fim do túnel”: e os por quês, foram surgindo: Por que a quadra de esportes não foi concluída? O que foi feito com seus recursos? Por que Cambaitó tem um bom Posto de Saúde e Lagoa Clara não tem?… E no silêncio da pública praça, que não é só do povo, os suspiros sem respostas, ou com respostas vazias procuravam olhares entres olhos arregalados… Por que? Porque não o povo não aprendeu ainda que as respostas estão no voto e não nas públicas praças… Porque a prática da individualidade do coletivo é a cruz de todas as comunidades sem respostas…
E assim há cegos por todos os lados e quem tem “um zoião” maior em terra de cego é o pilantra que é reverenciado como rei em comunidade caolha…
Em seguida a palavra foi concedia aos convidados e autoridades presentes. Major Irlando, comandante da PM na região, fala da possibilidade de criar naquela comunidade Posto da PM, no entanto, ainda não tem contingente necessário para realizar este projeto.
Em seguida fala a Secretária da Educação, Liane Oliveira, em respostas as reivindicações em sua área pode que os pleiteadores façam estudo de demanda e das das dificuldade em forma corpo discente por uma provável falta de docentes… Diz que a Universidade Aberta do Brasil (em Macaúbas), deverá finalmente abrir suas partas já em 2014…
Faz uso da palavra o prefeito de Macaúbas Jose João Pereira, que listou todas as reivindicações e cobranças dos oradores e da comunidade. Fez questão de cumprimentar individualmente todos os vereadores e teceu breve comentário sobre cada um deles, além dos que comporam a mesa e referindo-se ao médico Dr. Wilton, como um “apostador” na saúde de Macaúbas, quando fala dos investimentos do empresário do setor que vem beneficiando toda região.
Zezinho disse que está “com as mãos amarradas com a atual situação econômica” – lembrando das dificuldades que vem enfrentando sua administração e lembra de algumas das mais de trinta obras que o município tem em andamento e lembra as que recebeu inacabadas com a quadra de Lagoa Clara e dezenas de outras, as quis vem trazendo sério problemas para sua administração.
O prefeito também afirmou que recebeu o município em péssimas condições, sem estradas, sem máquinas e além disso com muitas dívidas e para completar o quadro teve a redução de recursos dos governos Federal e Estadual.
Após falar das dificuldades o gestor disse que irá cumprir algumas reivindicações da pauta, a seguir:
01 -Reforma e ampliação do Posto de Saúde, onde deve ser investidos mais de R$ 100 mil;
02- Estradas: disse que irá melhorar o tráfego e que já começou pelas comunidades de Pajeú, Peixe e Gameleira,
03- Educação: também irá fazer intervenções no Colégio, criação de cursos e estudo de viabilidade outras;
04- Celular e Correios: informou que já providenciou a confecção do projeto que ficou em R$ 40 mil e que em breve a comunidade poderá se comunicar com o mundo e também a reabertura do Posto dos Correios;
05- Infraestrutura: em fase de conclusão a pavimentação asfáltica e reforma das ruas com paralelepípedos;
06- Lagoa Comprida: irá buscar junto ao Governo solução conjunta para evitar seu rompimento e maiores danos;
07- Território: informa que já entrou com Ação Direta de Inconstitucionalidade e que espera resultados positivos do Judiciário baiano.
Finaliza pedindo o apoio e confiança de todos e que irá trabalhar incessantemente pelo município de Macaúbas, pontua Zezinho.
Em seguida Marcos convida os vereadores a se pronunciarem.
Fala dos vereadores presentes:
José dos Anjos (Ié do PV), que sugere a revitalização da Lagoa Comprida com criação de Parque Municipal e plantio de árvores.
Anderson Gumes (PDT) em sua fala, sugere criação do Conselho Distrital de Lagoa Clara, fala de seus projetos e diz apoiar as iniciativas do gestor no que for bom para Macaúbas;
Marcelo Nogueira (PMDB), se apegou a pauta da reunião e disse que Macaúbas “tem que se espelhar nos municípios que estão bem e não lamentar se comparando com os que estão em pior situação”… Foi crítico e direto em sua fala, mas se comprometeu dar o apoio necessário aos feitos do governo que beneficiasse Macaúbas. E disse que boa parte das dificuldades do atual gestor esta “nas lambanças deixadas pelo ex-gestor”.
Ricardo Longa (PR), também se ateve a puta e cobrou providências urgentes e santórias e que as coisas não fiquem somente no discurso vazio. Cobrou também uma ambulância para a região.
Zequinha do Sindicado (PCdoB) – ratificou o pronunciamentos dos antecessores e cobrou também soluções para os problemas apontados, colocando-se à disposição.
Valdomiro Moira (Vá de Lindolfo- DEM) – bastante natural e de palavras diretas disse que já vem cobrando e alertando o governo municipal há cinco anos dos problemas ali apontados, cobrou também ação firme e imediata de Gestor Zezinho em temas já velhos e conhecidos e finaliza sua fala agradecendo a participação dos vereadores presentes e diz-se decepcionado pela falta de seis faltosos.
Antes de finaliza a sessão Marcos Pinto, presidente da Câmara cede a palavra ao prefeito Zezinho que fez suas considerações finais e dá por encerrada a solenidade.
Veja outras imagens do evento: