O agricultor, João Figueiredo Vaz, que logicamente teve que afastar-se da presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Macaúbas, foi nomeado Secretário de Agricultura do município. Pasta esta que esteve vaga desde do dia 13 de Novembro de 2013, com a exoneração de Vanuir Fagundes (PT), através do Decreto Municipal 178/13. Exoneração esta fruto do rompimento do grupo do atual prefeito Zezinho com o ex-gestor Amélio Costas Jr. (PT).
Vaz terá um orçamento superior um milhão e duzentos e quarenta mil Reais, ou seja, mais de R$ 100 mil por mês, para colocar em prática as velhas cobranças por ele feitas em seus discursos públicos. Um delas é o fortalecimento da agricultura familiar, mais fiscalização quanto a questão de descarte irregular de embalagens de agrotóxico e seu uso indiscriminado, além da venda ilegal por muitos comerciantes de Macaúbas, sem a devida orientação de um técnico.
Outro caso que deve ter atenção são as queimadas muitas vezes desnecessárias, que são praticas por agricultores, causando incêndios florestais… Além do irregular desmatamento as margens de rios e nascentes do município. Questões simples e fáceis de serem feitas, pois o Município como País tem uma vasta legislação sobre o assunto, bastando vontade política e acima de tudo coragem e determinação e o que é mais fácil ainda, acabar com os “privilégios” e apadroamentos e protecionismo!
João Vaz com agricultor, ex-presidente de Sindicato Rural, conhece bem o município, o homem do campo e tem tudo para fazer a diferença numa pasta tão importante para Macaúbas.
Veja os números do setor rural de Macaúbas, desconhecidos por muitos. Fonte Ministério da Agricultura (2012)
Em 2012 tinha o município 5.970 agricultores cadastrado no Ministério da Agricultura, 3.780 propriedades com criação; 2.847 agricultores que receberam a Garantia Safra; 5.800 vacas ordenhadas (população bovina de leite) e 26.600 seria o rebanho bovino em 2012 e diz que o município de Macaúbas tem 28.762 indivíduos envolvidos com atividades agropecuárias; 7.000 aposentados rurais; 480 hectares de terras plantados com cana de açúcar em 296 propriedades rurais.