Blog do Alécio Brandão

INTERIORIZAR DECISÕES… OUVIR… O QUE AS CONFERÊNCIAS DO INTERIOR TEM DESPERTADO "NO INTERIOR"…

Reconhecimento das diversidades foi destaque na Conferência Territorial de Macaúbas”

PostDateIcon 8/out/2011 . 16:48 | Autor: Blog do Glauber |
 Após um dia inteiro de debates, a etapa territorial da II Conferência Estadual de Juventude, realizada nesta sexta-feira (7), em Macaúbas, na Bacia do Paramirim, teve como destaque a votação no eixo do Reconhecimento das Diversidades. Segundo o site oficial de comunicação do Governo da Bahia, centenas de jovens se reuniram para discutir os principais anseios da região na construção de uma política que represente os anseios da população juvenil.



[frente+ctep.bmp]
O CETEP MACAÚBAS, fica na Praça da Abolição…
Onde foi realizada a conferência…



Na plenária de abertura, estiveram presentes o prefeito de Macaúbas, Amélio Costa Jr, o presidente da Câmara de Vereadores, Marcus Figueiredo Pinto, e o coordenador de Políticas de Juventude da Secretaria de Relações Institucionais do Estado, Vladmir Pinheiro.
Divididos em grupos de trabalho, os jovens votaram as prioridades do Plano Estadual de Juventude, sendo que um dos mais concorridos discutiu políticas públicas para mulheres jovens e portadores de deficiência, além da questão dos jovens em conflito com a lei.
Os representantes dos municípios que fazem parte da Bacia do Paramirim também discutiram programas de geração de emprego e renda para jovens portadores de deficiência, ampliação e fortalecimento de ações e programas para adolescentes e jovens que estejam cumprindo medida socioeducativa ou pena no sistema prisional, além do combate às práticas de violência contra mulheres jovens.
A etapa contou com a presença de uma juventude disposta a lutar por mudanças e certa de suas convicções, segundo Vladmir Pinheiro. Ele disse que serviu como estímulo para continuar o trabalho. “Apesar do cansaço das rotinas de viagem, nos renova observar as plenárias cheias de jovens com desejo de debater políticas que lhes dizem respeito. Em Macaúbas, com uma plenária cheia, não foi diferente.”
O presidente do Conselho Estadual de Juventude (Cejuve), Juremar Oliveira, enfatizou que os jovens da região comprovaram o que vinha sendo visto em outras etapas da conferência. “Ao contrário do que dizem os setores mais conservadores, a juventude tem dado um show de participação nas conferências territoriais, mostrando que são sujeitos de sua própria história e decididos a identificar seus problemas e defender a construção de um país mais justo.”
Fonte do texto: www.blogdoglauber.com.br – Foto: blog do CETEP de Macaúbas – Legenda da Foto: Macaúbas On Off.



(imagem: radiociencia)



… Sim, sobre as conferências do interior ou no interior do Estado, nota-se a realização destes eventos “conferencistas”, no sentido talvez de CONFERIR; conferir se tudo vai bem ou se está sendo bem feito? Conferência no sentido talvez de CONFERIR perguntando: O QUE VOCÊ TEM NO SEU “INTERIOR” que possa contribuir para o INTERIOR?… Conferência da Cultura, Conferência da Saúde, Conferência da Juventude… Tudo está sendo conferido… E os “conferidores”?…



Segundo informações o Centro de Cultura de Macaúbas e algumas outras benfeitorias, tipo 12 mil reais para o Grupo de Capoeira de Macaúbas, são frutos dos atos “conferencionistas”…
A interiorização ou dar oportunidade aos “interioranos” de opinar sobre a melhor política para sua cidade, região, é uma forma de “aprofundar” os debates sobre os métodos de administração pública governamental… Enriquecer o “INTERIOR” pode ser uma forma de FOMENTAR pensamentos, ações, atos que valorizam nossa cultura e postura de também poder OPINAR no que é, será melhor pra nós, ou não?… Pode conferir?


error: Conteúdo Protegido !!