“Macaúbas perde seu herói de guerra
(Matéria publicada por O Macaubense/Eduardo Cambuí, em 04/10/2011)

Algumas manifestações marcaram o enterro, como dos alunos do CETEP (antigo CEAS) que compareceram com bandeiras do Brasil, de Macaúbas e do colégio, além de uma faixa com os dizeres “Por mais terras que percorreste, Nezinho, voltaste para tua terra natal – repousa em paz no seu seio”. O colégio decretou luto. A Filarmônica Nossa Senhora da Imaculada Conceição foi outro grupo que fez sua homenagem, tocando a “Canção do Expedicionário”. A Polícia Militar também fez sua homenagem ao herói de guerra com escolta e uma reverência com as sirenes ligadas.
Seu Nezinho também foi o fundador do Asilo e Capela São Francisco de Assis, além de doador de algumas peças para o Museu Regional de Macaúbas, extensão da Fundação Cultural Prof. Mota, que compõe um mostruário com uniformes, medalha, fotos, revistas que tratam o assunto, além de uma placa de homenagem. Para os interessados em visitar o Museu, que durante alguns anos esteve fechado por conta de reforma, a Fundação Cultural informa que existe a previsão de que o espaço seja oficialmente reaberto ao público ainda este ano.
O site O Macaubense presta a sua tímida homenagem ao homem que deixou o bom exemplo de um macaubense que fez o que estava ao seu alcance para melhorar a sua comunidade.
![]() |
Fotos do mostruário do Museu Regional com os pertences do ex combatente |
(Legenda Macaúbas On Off)
Este armário/vitrine encontra-se no acervo do Museu Regional de Macaúbas, doado
pelo ex-combatente à Fundação Cultural Prof. Mota, ele foi o PRIMEIRO doador
da Fundação, lá também tem um coleção de moedas antigas doadas por ele.
![]() |
Foto publicada na página de sua sobrinha, na rede Facebook |
Fotos e Texto: Eduardo Cambuí Junior e Facebook
Por: O Macaubense às 18:08 “
Conforme noticiou O Macaubense, Macaúbas deu seu último adeus a um “bomcaubense”, fato que irá para a história de nossa cidade, como comentado em postagem anterior, Manoel Defensor Sant’Ana, que foi combatente na segunda Guerra Mundial, e guerra é sinônimo de morte; volta para sua terra natal e funda, fomenta uma INSTITUIÇÃO voltada para a valorização da VIDA e da FÉ, com a criação, construção e manutenção do Asilo São Francisco e Capela; dando-nos uma lição que a VIDA é que é motivo suficiente para a “guerra” e a FÉ razão da VIDA…