“Macaúbas perde seu herói de guerra
(Matéria publicada por O Macaubense/Eduardo Cambuí, em 04/10/2011)
Foi sepultado na manhã de hoje o corpo de Manoel Defensor Sant’ana, que faleceu no domingo, na cidade de São Paulo. Manoel, popularmente conhecido como Seu Nezinho, foi um dos soldados brasileiros que lutaram na 2ª Guerra Mundial, na Europa.
Algumas manifestações marcaram o enterro, como dos alunos do CETEP (antigo CEAS) que compareceram com bandeiras do Brasil, de Macaúbas e do colégio, além de uma faixa com os dizeres “Por mais terras que percorreste, Nezinho, voltaste para tua terra natal – repousa em paz no seu seio”. O colégio decretou luto. A Filarmônica Nossa Senhora da Imaculada Conceição foi outro grupo que fez sua homenagem, tocando a “Canção do Expedicionário”. A Polícia Militar também fez sua homenagem ao herói de guerra com escolta e uma reverência com as sirenes ligadas.
Seu Nezinho também foi o fundador do Asilo e Capela São Francisco de Assis, além de doador de algumas peças para o Museu Regional de Macaúbas, extensão da Fundação Cultural Prof. Mota, que compõe um mostruário com uniformes, medalha, fotos, revistas que tratam o assunto, além de uma placa de homenagem. Para os interessados em visitar o Museu, que durante alguns anos esteve fechado por conta de reforma, a Fundação Cultural informa que existe a previsão de que o espaço seja oficialmente reaberto ao público ainda este ano.
O site O Macaubense presta a sua tímida homenagem ao homem que deixou o bom exemplo de um macaubense que fez o que estava ao seu alcance para melhorar a sua comunidade.
Fotos do mostruário do Museu Regional com os pertences do ex combatente |
(Legenda Macaúbas On Off)
Este armário/vitrine encontra-se no acervo do Museu Regional de Macaúbas, doado
pelo ex-combatente à Fundação Cultural Prof. Mota, ele foi o PRIMEIRO doador
da Fundação, lá também tem um coleção de moedas antigas doadas por ele.
Foto publicada na página de sua sobrinha, na rede Facebook |
Fotos e Texto: Eduardo Cambuí Junior e Facebook
Por: O Macaubense às 18:08 “
Conforme noticiou O Macaubense, Macaúbas deu seu último adeus a um “bomcaubense”, fato que irá para a história de nossa cidade, como comentado em postagem anterior, Manoel Defensor Sant’Ana, que foi combatente na segunda Guerra Mundial, e guerra é sinônimo de morte; volta para sua terra natal e funda, fomenta uma INSTITUIÇÃO voltada para a valorização da VIDA e da FÉ, com a criação, construção e manutenção do Asilo São Francisco e Capela; dando-nos uma lição que a VIDA é que é motivo suficiente para a “guerra” e a FÉ razão da VIDA…