Blog do Alécio Brandão

Homem contrai raiva humana em Corumbá… População de Macaúbas também corre riscos!

Rua Castro Alves, centro de Macaubas.
Rua Castro Alves, centro de Macaubas.

A grande quantidade de animais soltos nas ruas de Macaúbas, principalmente cães, estes que ficam às margens das campanhas de vacinação contra raiva, certamente colocam em risco toda a comunidade… É visto pelas ruas da cidade matilhas enormes, defecando em passeio público, revirando lata de lixo, colocando pessoas em risco e nenhuma atitude prática é feita pelos órgãos municipais, a exemplo da Secretaria de Meio Ambiente; Secretaria da Saúde, através da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Infraestrutura… A matilha de cães em Macaúbas cresce dia a dia, difícil é identificar seu lider.

Lembrando que a Prefeitura há alguns meses assinou TAC (Termo de Ajustes de Conduta) com o Ministério Público para construção de um Canil Público para acolhimento destes animais. O Termo já foi prescrito, o Município o ignorou bem como sua fiscalização e cobrança de cumprimento pelo MP e toda sociedade que certamente não tomou conhecimento… Como sempre: passiva e apática!

Rua Leobino Soares (Beco de acesso a Cx. Econômica)
Rua Leobino Soares (Beco de acesso a Cx. Econômica)

Veja nota do Bahia Notícias sobre contaminação de homem com raiva humana transmitida por cães de rua…

…”Após ser mordido por um cachorro infectado em Corumbá (MS), um homem de 38 anos está internado e apresenta quadro grave no Hospital Universitário (Humap), da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMS), na capital, Campo Grande. Segundo informações do portal G1, Corumbá vive um surto de raiva humana em 2015, quase dez anos depois do último caso ter sido registrado no estado, de acordo com dados do Ministério da Saúde. A epidemia foi confirmada pela secretaria municipal de Saúde no último dia 6 – até o dia 2, já eram 6 os casos verificados. Ele foi transferido da cidade nesta sexta-feira (17), com febre, dores musculares, irritabilidade, dificuldade para se alimentar e espasmos musculares entre os sintomas. Na unidade, ele está em regime de isolamento, em coma induzido e respira por aparelhos.”...


error: Conteúdo Protegido !!