Em contato com a redação do blog, José Aurélio, um dos filhos do macaubense Joaquim Braz da Costa, cidadão macaubense que viveu anos em São Paulo, como boa parte dos filhos do Nordeste, sempre a procura de melhores condições de vida para sua família e pra si… Braz, agricultor e um servidor sempre pronto para estender a mão para quem precisasse, já falecido, deixou um legado e exemplo de honestidade e servidão. Abaixo um breve relato de sua trajetória de vida, com informações e fotos cedidas por sua família.
“Joaquim Braz Da Costa .
Nascido em 01/12/1960 Local: Angical- Distrito de Canatiba Macaúbas BA .
Falecimento 08/05/2024 Local: São Paulo – Capital.
Sepultamento: Povoado Do Canto -Cemitério do Pé Da Serra – Macaúbas BA.
11/05/2024 às 9:30
Casado -08 filhos (07 homens e 1 mulher).
Profissão : Agricultor .
Instrução : Semialfabetizado .
Filiação: Raimundo Pedro Da Costa e Aurelina Maria Da Conceição .
Ambos Nascidos no povoado do Angical- Distrito De Canatiba – Macaúbas BA .
Vida: Filhos de agricultores, nascido e criado no Município de Macaúbas .
Aos 17 anos foi trabalhar em São Paulo- Residia na cidade de Hortolândia e Trabalhava em Monte Mor em uma fábrica de telhas e caixa d’água.
Foi nessa local em 1977 que contraiu a doença devido a exposição ao amianto que veio manifestar em 2023 , como câncer pleural -Mesotelioma (membrana que reveste o pulmão).
Em 1978 voltou para o povoado do Angical e casou se com Izabel Braz De Oliveira e no mesmo ano voltou para Hortolândia para trabalhar.
Em 1979 tiveram o primeiro Filho Rogério Oliveira Costa e no mesmo ano sua mãe ficou doente e foi fazer tratamento em Campinas SP . Meses depois a senhora Aurelina retornou para o Angical e em janeiro de 1980 veio a falecer com 39 anos .
Então o Sr. Joaquim ao saber do falecimento da mãe retornou para o local materno e lá teve mais 04 filhos : José Aurélio, Donisete , Ivan e Elio .
Em 1987 mudou de para o povoado do Buriti Macaúbas BA .
E lá tiveram o sexto filho -Genivaldo.
Em 1991 mudou se para o povoado Do Canto onde morou até 2021 – Após aposentadoria foi morar em Cotia com os filhos .
Tinha programado viajar para o Canto 12/12/2023 onde possuía casa para os festejos do final de ano com sua família , no entanto , 04 dias antes passou mal e foi internado .Sofreu derrame pleural , feito um procedimento para drenagem do líquido no pulmão e após biópsia descobriu se que era câncer Mesotélio
Após analise constatou se que foi adquirido devido ao contato prolongado com amianto onde trabalhou em 1977.
Fez a cirurgia em março 2024 mas devido a complexidade teve que ficar internado e lá contraiu infecção hospitalar e veio a óbito .
Obras: Trabalhou como voluntário na resolução de conflitos familiares e vizinhos ( daí o apelido de Delegado ).
Era referência na comunidade no cuidado com os enfermos , seja dar banho , alimentar, levar ao hospital ou auxílio funerário.
Participava ativamente pleiteando melhorias para a comunidade, seja através da associação local ou diretamente aos políticos locais.”
(Tem uma história pra contar? Deseja prestar uma homenagem? Envia para redação do blog a sua história e compartilhe conosco. Não há cobrança por sua publicação) Contato da redação: (77) 99955-7958