Somente um contrato com a empresa IGUANAMBI PRODUÇÕES LTDA -ME, para a contratação de bandas, entre algumas delas: “Cesar do Acordeom”, “Trio Sabiá”, “Frank Aguiar”, “Zé de Chico”, “Garota Forrozeira”… Somam R$ 203.000,00 (duzentos e três mil Reais), (veja aqui extrato de contratos) – publicados no Diário Oficial do Município Edição 495 de 21/06, além destas há outras contratações (clique aqui). Não estão ai os custos de “show pirotécnico” (queima de fogos, para uns de dinheiro), além de custos como a ornamentação, locação de geradores, hospedagem, etc… Segundo informações de um servidor ligado à Prefeitura, os custos podem chegar a casa de meio milhão de Reais e argumenta que a Prefeitura está tendo dificuldades de manter em dia folhas de pagamento, principalmente as dos contratados. Assunto este tratado pelos vereadores em sessão ordinária desta terça feira, 21 – na Câmara Municipal.
O blog não conseguiu manter contato com a Prefeitura para que a mesma se posicione, mas uma comissão de vereadores ficou responsável de cobrar explicações do Executivo. Há queixas também de profissionais da saúde que estão sem receber diárias das vacinas, bem como médicos contratados, serviços de transporte entre outros… Há notícias de um “arranca rabo” na sede da Secretaria da Saúde, motivo: atraso de pagamentos…
É sabido que o Estado que geralmente “coopera” com o São João do interiro, desta vez não “ajudou” Macaúbas. Até agora a Prefeitura não se posicionou, não se sabe os motivos: se não participou de seleção através de editais próprios ou faltou “empenho”? E com isso, o município arcou sozinho com os custos, os quais poderiam certamente serem menores em tempos de “vacas magras”!…
É fato que os recursos da Prefeitura, conforme prevê Lei Orçamentária, podem migrar de uma dotação para outra, bem como, migrar de Secretaria, o Orçamento Fiscal, não é completamente “engessado”, como muitos pensam… Sendo assim, é possível transferência de valores de um setor para outro, como sugestão, reduzir um dia de São João, passando de 4 para três, certamente o erário público poderia economizar cerca de R$ 100 mil e assim manter em dia a folha de pagamento de algum setor, ou até mesmo reduzir o São João para dois dias, já que há alguns meses o município decretou Estado de Emergência… Que emergência?