“Mais de 70% das escolas brasileiras não têm biblioteca,
lei prevê obrigatoriedade até 2020.
Segundo o Bahia Notícias, o Brasil precisa construir 130 mil bibliotecas até 2020 para cumprir a Lei 12.244, de 24 de maio de 2010, que prevê a existência de um acervo de, pelo menos, um livro por aluno em cada instituição de ensino do país, pública ou privada. Atualmente, na rede pública, 72,5% das escolas não possuem biblioteca. Segundo um levantamento realizado pelo movimento Todos pela Educação, com base no Censo Escolar 2011, para regularizar todas as 113.269 escolas públicas brasileiras, seria preciso construir 34 acervos por dia em sete anos. Ainda segundo o estudo, a pior situação é a das regiões Norte e Nordeste, que tradicionalmente têm infraestrutura escolar precária, com escolas que chegam a funcionar em construções sem energia elétrica e saneamento básico. Na rede municipal do Maranhão, por exemplo, só 6% das instituições têm biblioteca. “Isso mostra que só a legislação não é suficiente, porque tem lei que realmente não pega”, afirma a diretora do Todos pela Educação, Priscila Cruz. Os resultados da edição 2012 da pesquisa Retratos do Brasil mostraram que, entre os 5 e 17 anos, as bibliotecas escolares são a principal fonte de acesso de crianças e adolescentes aos livros.
Nosso caso:
Biblioteca Prof. Zacarias do Amaral Rego.
Esta é a única biblioteca pública de Macaúbas, criada recentemente na gestão do ex-prefeito Amélio Costa Jr. depois de Macaúbas passar longos anos sem sua existência, tendo apenas o suporte da biblioteca da Fundação Cultural Prof. Mota, há também na FAMAC uma biblioteca que é pouca conhecida e frequentada, localizada na Rua Castro Alves, no centro administrativo da entidade.
Os esforços para manter vivos estes espaços de acesso ao conhecimento, do saciar do saber, tendo-o como uma forma de libertação e da prisão à masmorra da ignorância; parece ser uma tarefa árdua, incompreendida e para muitos desnecessária… Partindo do conceito de uma padaria, farmácia ou “buteco”, quem tem a necessidade que nos procure!… Fomentar o desejo da leitura, da pesquisa e da descoberta que nada sabemos se não lermos – é um desafio maior que montar uma estante de livros num quarto solitário.
Se o peixe não for vendido a tempo, o tempo fará com que sua utilização seja inviabilizada. Acostumamos a passar pelos livros e não permitir que eles passem por nós. Este conceito também serve para as salas de aulas e escolas…