Blog do Alécio Brandão

Fogo em Macaúbas: voluntários ajudam apagar fogo… Mas “chamas” da irresponsabilidade devem ser combatidas não só com “conscientização”… Mas no bolso, também!

Destruição!

Apesar de Macaúbas ter 72% do seu eleitorado sem o ensino primário completo e na mesma proporção sua população rural, não significa que estes “rasgam” dinheiro ou são desprovidos de toda informação… Pois, há milhares de anos o Homem “domina o fogo”, conhece esse elemento primário que necessário  é para a sobrevivência humana. Qualquer cidadão por mais rudimentar seus conhecimentos básicos, sabe que fogo se sem controle mata; mais ainda, os rurais pois, estes que têm a lida campestre como rotina!

Sendo assim, vejo na nota da Secretaria do Meio Ambiente, a privação do direito do cidadão de saber a identidade dos infratores, bem como saber que tipo de penalidades/multas/sanções tiveram mediante do Crime Ambiental cometido… No entanto, tendo estes, o direito a defesa e ao contraditório… Mas vejo muita “tolerância” neste tipo de criminalidade, que às vezes é vista como uma “acidente”, um “descuido”… Porém há “acidentes” e “acidentes”, visto que, para início teria que o agricultor comunicar antes os órgãos de controle a sua pretensão fazer uma “queimada controlada” e anteceder os possíveis acidentes…

Veja a nota na integra da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Meio Ambiente de Macaúbas:

Antes do controle do fogo: controle dos atos! (Imagem cedida)

“Apesar dos esforços contínuos desta Secretaria de Meio Ambiente, através de divulgação em carros de som, blogs, palestras entre outras, sobre os riscos da queimada descontrolada, algumas pessoas insistem em fazer uso de fogo para limpeza de quintais e terrenos rurais.

Esta secretaria registrou dois focos de incêndio de grandes proporções, uma na localidade de Boqueirãozinho e nesta quarta  24 de outubro, na parte atrás do morro do Cristo.

Em ambas as situações, e apesar das grandes perdas na vegetação e animais de pequeno porte, foram controladas as queimadas. Todas as pessoas envolvidas nestes incidentes já foram localizadas, notificadas e em segunda compareceram a Secretaria para prestar esclarecimentos, e receberem as sanções cabíveis previstas nas Leis Ambientais Municipais, Estaduais e Federais.

Mais uma vez, pedimos o apoio da população, que tomem consciência, o uso de fogo em nossa região só nos tem trazido transtornos e prejuízos, lembrando ainda, que contamos com poucos voluntários para conter as chamas, e vale salientar, que os incêndios são sempre em áreas acidentadas ou em topos de morro, dificultando o acesso da equipe e o transporte dos equipamentos até o local.”


error: Conteúdo Protegido !!