* Por Eduardo Cambuí Jr.
Como é do conhecimento de todos, um passo decisivo para o futuro do país será dado neste domingo e cada candidato fala de forma muito particular para cada um de nós, para cada preocupação particular, ainda que o interesse maior seja a coletividade. Mas como caldo de galinha e precaução nunca fazem mal a ninguém, é importantíssimo lembrar que faz toda a diferença que cada qual escolha aquele que fale diretamente para o que cada um acredita. Nem mais, nem menos.
Digamos que você seja do tipo religioso, que frequenta a igreja (não importa qual delas), que acredita e segue os ensinamentos de Jesus, que crê nos ensinamentos da bíblia, que crê num Deus misericordioso, justo e com os mesmos olhos para todos, independentemente de qualquer característica. Sendo assim, escolha aquele candidato que englobe isto não apenas em seu plano de governo, mas em suas ações cotidianas, com as outras pessoas, nos seus discursos.
Ou talvez você seja um eleitor que se preocupa com a economia e com os direitos de todos os trabalhadores. Escolha o candidato que lhe assegure maior poder de compra, que garanta os seus direitos, que não cause uma debandada dos investidores, que sua postura seja a de quem transmita confiança e não truculência, aquele que passe para os outros a segurança em se manterem como parceiros de uma economia sólida, de uma democracia forte.
Pode ser também que você leitor, seja um eleitor que tenha como pauta principal a justiça social, visando um país sem roubalheiras, com os culpados sendo julgados independente do lado em que estão (mesmo que façam parte do governo), que se comportem de forma íntegra, agindo de acordo com aquilo que pregam. Vote a favor de um bem coletivo, ao invés de escolher votar contra algo ou alguém. Escolha o candidato que fale isto mais claramente para você.
Quem sabe ainda você acredita que o futuro presidente precisa na verdade eleger como prioridade a educação, que tenha um plano que assegure um bom desenvolvimento para os jovens, sem aventuras que possam trazer um risco real para o nível da educação e que ela (a educação) seja cada vez mais acessível para todos. Deve haver um candidato que lhe atenda melhor.
Ou talvez você acredite que o que precisa ser feito com mais urgência seja a questão da segurança, que traga planos inteligentes de combate à violência, que não traga um caos civil em eventuais confrontos e que tenha lucidez em agir também visando diminuir os problemas a longo prazo, que mantenha o povo unido, harmoniosamente. Escolha o seu candidato.
Logicamente há outros pontos importantes como saúde funcional e acessível, uma política de meio ambiente que esteja em consonância com o restante do mundo, uma cultura inclusiva, entre outros tantos, que fazem parte de um complexo meio de vida que precisa funcionar para o bem-estar de todos. Escolha aquele que pode garantir isto para você.
Porém, mais importante do que qualquer coisa, do que qualquer item acima descrito, escolha um candidato que essencialmente não contradiga tudo aquilo que você prega, realiza, participa e é reconhecido por fazer parte. Porque se você faz uma coisa, mas prega outra, sua credibilidade não valerá nada… é possível servir dois senhores distintos e opostos? Acender uma vela para Deus pela manhã e uma vela para o diabo pela noite? Vote de acordo com a sua verdade, de forma condizente com o que você prega no dia a dia, logicamente levando em conta os tempos que não sejam apenas daqueles da campanha eleitoral. Seja melhor do que a política!
__________________________________________________
* Eduardo Cambuí Junior é artista visual em Macaúbas / BA