Em contato com a redação do Blog, cidadão macaubense preocupado com o grande número de cães soltos pelas ruas se reproduzindo sem controle, muitos portadores de graves doenças, colocando em risco a saúde e segurança pública. Há alguns anos a atual administração firmou um Termo de Ajuste de Conduta com o Ministério Público através da Promotoria de Justiça de Macaúbas, se comprometendo a construir um canil, mas o “ajuste” nada rendeu, com as constantes trocas de Promotores o caso ficou esquecido… Mas agora com dois promotores titulares, visto que o TAC não foi feitio com a “pessoa” do promotor de justiça da época e sim, com a instituição MINISTÉRIO PÚBLICO, o qual é UNO. Fica aqui registrado a indignação do cidadão.
O blog não consegui manter contato com a Prefeitura de Macaúbas nem com os representantes do MP/BA, local sobre a situação da assinatura do TAC. No entanto, espaço fica aberto para interessados através do e-mail: [email protected]
“Alerta as Autoridades e Donos de Cães
Estamos aqui mais uma vez, e, diante das imagens captadas, e expostas, só nos restam, fazer esse apelo, as “AUTORIDADES” locais. Caros Senhores, quero lhes chamar a atenção para fatos que vem ocorrendo nesse município, relacionados aos cães e gatos soltos pelas ruas, que é um assunto urgente e necessário, pois, devido à proliferação de doenças, que podem até matar. Venho lembrá-los que, a primavera, estação do amor, nem começou, mas, a cachorrada está fazendo a festa nas ruas da cidade, é cachorro marcando território pelas ruas, ou seja, fazendo xixi e coco.
Aprofundando mais no tema, para os animais a marcação de território, “sendo eles irracionais” é um meio de comunicação, que varia muito em função do status social do cão, mais particularmente para as espécies sociais como os carnívoros domésticos (cães e gatos). É uma marcação ao mesmo tempo visual e olfativa se tratando de urina e fezes, que para os machos da espécie canina, isso faz com que exale seu perfume e suas características físicas. E observando o outro lado, surgem às cadelas ou cachorras, como queiram, que entram no “CIO” (Período em que todas as fêmeas, ficam mais propícias ao sexo, justamente para facilitar o processo de reprodução), que ocorre a cada 6 a 8 meses ao ano variando de 12 a 15 meses entre espécies maiores, exalando seus feromônios que são: hormônios que transmitem informações entre os indivíduos de uma mesma espécie, no caso dos cães esse período pode se prolongar até a velhice do animal, dependendo da espécie, que pode viver entre 12 a 18 anos, há divergências entre raças.
Mas, para nos seres humanos, esses eventos podem não ser muito agradável e ainda pode ser prejudiciais a saúde, pelo fato da sujeira deixada, pelo fato da reprodução descontrolada, que como consequência, leva ao aumento indesejado e indiscriminado entre a população canina.
Esse alerta serve também aos criadores, que, fazendo sua parte no simples ato de consciência e responsabilidade, para com os seus animais, mantendo-os fora das ruas desacompanhados, sempre higieniza-los, passeios periódicos, pois, os cães, quando bem cuidados, NÃO REPRESENTAM PERIGO ALGUM, PELO CONTRÁRIO, ELES SÃO AMIGOS DO HOMEM E SÓ TRAZEM FELICIDADE. Quem tem amor pelos seus animais, devem no mínimo cuidar.
Fazendo esse alerta aos criadores, quero lembrar ao Poder Publico, que se houvesse cumprido o compromissos do TAC (TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA) em tempo hábil, firmado junto ao Ministério Público, para a construção do Canil Municipal, teria evitado prejuízo ao erário como: multas diárias, sendo que, o prazo do então TAC já se exauriu, e ainda senas desconcertantes e desagradáveis com estas mostardas na imagem, e o principal, a não contaminação das nossas crianças, jovens, adultos e idosos que transitam e brincam nas ruas; minimizado o atendimento no hospital, devido as diversas viroses desconhecidas que tanto a população se queixa, a construção do canil já reduz a contaminação por parte desses animais, levando em conta que a cidade está infestada de Columbidae¹, equinos², muares³, bovinos⁴, Felinos⁵ entre outros, perambulando livremente nas vias, sem nenhum controle, como pode ser visto por todos, trazendo transtornos e prejuízo à população.
Para ver mais clique em Continue a leitura…
“No final das contas, todos nós temos responsabilidades, Cidadãos, Prefeito e Vereadores, vivemos em comunidade, e diante disso, não podemos deixar a CACHORRADA tomar conta da nossa Cidade, e o pior em plena Luz Acesa do Dia”.
Aproveitando o trocadilho e a oportunidade da “LUZ ACESA DO DIA”, e por mais uma incansável vez, peço ainda, que, as “AUTORIDADES” olhem a iluminação pública, que diuturnamente ficam acesas, causando prejuízo ao contribuinte e aos cofres públicos, sendo que esse tema já foi abordado varias e varias vezes, mas, parece que só a população enxerga as luzes, com tantos assessores esperamos que até o fim do ano esses e outros apelos sejam lidos, ouvidos, transmitidos e sanados, usamos esse meio de comunicação, e esperamos que de boca em boca chegue aos ouvidos do gestor, pois, cada dia que passa no decorrer desses anos, o contato com o prefeito fica cada vez, mas e mais impossível, devido suas viagens longas e prioritárias.
Voltando ao assunto, valem lembrar que são transmitidas pelos animais domésticos, como, cães e gatos, QUANDO NÃO TRATADOS DEVIDAMENTE OU ABANDONADOS A SUA PRÓPRIA SORTE NAS RUAS , mais de 39 doenças em contato direto com o animal, 40 doenças transmitidas no consumo de água e alimentos contaminados após o contato com as fezes do animal e 48 doenças que podem ser adquirida por mosquitos após picar cães e gatos, que são chamadas e conhecidas por Zoonoses, Algumas das mais comuns zoonoses que envolvem cachorros são as: sarna sarcóptica, as bruceloses caninas, a lombriga, a giardíase canina, a micose, aleishmaniose visceral canina, o bicho geográfico, a raiva, a tênia e a doença de Lyme, todas descritas abaixo:
Sarna sarcóptica e brucelose canina
Provocada por um ácaro, a sarna é uma doença transmissível para os seres humanos e para outros animais. A condição leva ao surgimento de machucados na pele e gera coceira e inflamação. As áreas mais afetadas são as extremidades e quando não se recebe tratamentopode evoluir para todo o corpo.
A brucelose canina é uma condição que pode ser passada quando da ingestão acidental de urina ou quando do contato com o feto abortado de alguma cadela. Em seres humanos gera sintomas parecidos com o da gripe e deve-se buscar por ajuda para evitar complicações.
Lombriga e giardíase canina
A lombriga é muito comum e afeta quase todos os animais que não são tratados. Os ovos de lombriga são capazes de sobreviver por anos no solo e é da ingestão de um desse ovos que os seres humanos podem acabar contraindo lombriga.
A giardíase canina é também uma condição bastante comum. Provocada pelo protozorário G lamblia, a giardíase canina provoca diarreia, vômitos e dor abdominal. Os cães devem ser vacinados contra tal condição e deve-se manter bons hábitos de higiene para não contrair a mesma.
Micose e leishmaniose visceral canina
A micose é provocada por fungos e é facilmente transmitida de animais para seres humanos através do simples contato. A micose é a infecção de pele mais comum entre gatos e cachorros.
A leishmaniose visceral canina é provocada pelo parasita leishmaniose e é transmitida para os seres humanos quando um inseto pica um cachorro doente e pica posteriormente um homem. A doença provoca aumento dos gânglios, crescimento exagerado das unhas, perda de pelo e ulceras.
Bicho geográfico e raiva
O bicho geográfico é uma condição provocada por parasitas intestinais que infestam o solo. Quando pisamos descalços em um solo com estes parasitas adquirimos a condição. O verme penetra na pele e cria um caminho com aspecto geográfico.
A raiva é outra condição que pode ser transmitida aos seres humanos. Ela é passada quando da mordida de um animal infectado, por isso, é fundamental que todos os animais recebam vacina contra a raiva.
Micose
É transmitida pelo contato direto da pele com o animal contaminado. Ela provoca uma mancha avermelhada na pele e intensa coceira e deve ser tratada com o uso de antimicóticos ou antifúngicos;
Leptospirose
É transmitida pelo contato com a urina do animal contaminado ou pelas enchentes. Esta doença é grave e provoca dor de cabeça, dor nas pernas e compromete o fígado, devendo ser tratada com o uso de antibióticos;
Doença de Lyme
É transmitida pela mordida do carrapato, presente em animais domésticos e pode provocar intensa coceira e mancha avermelhada ou esbranquiçada na pele, seu tratamento pode ser feito com o uso de antibióticos;
Ancilostomose
É um tipo de verminose presente nas fezes de cães e gatos, que pode afetar o ser humano quando este anda descalço. O verme penetra na pele geralmente na zona dos pés, nádegas e costas, e provoca anemia;
Diante dessa explanação, pedimos mais uma vez, que apesar do ano e período eleitoral, as AUTORIDADES, se sensibilizem e percebam que o trabalho continua o Município não pode parar.
Dica:
O ideal, portanto, é manter a saúde em dia, levando periodicamente o seu animal ao veterinário e dando vermífugos quando necessário. Além disso, recomenda-se evitar o contato com a saliva do animal, por exemplo, beijando o cachorro. Mesmo aqueles que são cuidados e vacinados não devem ser beijados na boca. E nunca abandone seu melhor amigo!
¹ Columbidae é uma família de aves columbiformes que inclui os pombos, pombas, picaús, rolas e rolinhas;
² Os equídeos são mamíferos ungulados pertencentes à família Equidae e género Equus. O grupo inclui animais importantes para o homem, como o cavalo, o pónei, o asno(jumento, jegue) ou burro, e selvagens como as zebras. São ungulados perissodáctilos com um só dedo funcional, e têm por tipo o cavalo;
³ Os muares, mulas e burros, são animais híbridos resultantes do cruzamento de um jumento com uma égua, ou de um cavalo com uma jumenta;
⁴ Os bovinos (latim científico: Bovinae) constituem uma subfamília de mamíferos artiodáctilos bovídeos, distribuídos por todos os continentes e com enorme importância econômica como fonte de leite e carne para o homem. O grupo inclui cerca de 24 espécies agrupadas em nove gêneros. São ungulados de tamanho médio a grande, incluindo o boi doméstico, o bisonte, o búfalo, o iaque, e os antílopes de quatro chifres e de chifres espirais, como o elande e o cudo);
⁵ A família Felidae (os felídeos) inclui o leão, o tigre, o gato doméstico, e outros felinos como membros. Todas as quinze famílias da ordemCarnivora são carnívoros obrigatórios, pois carecem de enzimas que digerem a matéria vegetal. Os primeiros felídeos surgiram durante oEoceno, cerca de 40 milhões de anos atrás. O Felino mais popular é o gato doméstico (Felis silvestris catus), que se associou ao homem cerca de 10 000 anos atrás. Seu parente selvagem, o gato-bravo, ainda vive na Europa, África e oeste da Ásia, embora a destruição de seu habitat tenha restringido sua distribuição geográfica.
Pesquisa:
Dados Coletados entre os dias: 1º/08/2016 a 06/08/2016, na Cidade de Macaúbas, Estado da Bahia;
http://www.tuasaude.com/doencas-transmitidas-por-cachorros/
http://www.saudemedicina.com/doencas-que-passam-de-cachorros-para-humanos/“