Em Macaúbas temos uma versão diferente da coleta seletiva de lixo… Ao invés do lixo ser separado pelo usuário de acordo com sua característica, a seleção aqui acontece através da coleta de lixo pelo lixeiro, que escolhe qual saco ele pega e qual ele deixa na rua. Se a casa em que o lixo estiver colocado em frente ficar um pouco além da rota do caminhão, nem que seja 10 metros, eles simplesmente não pegam. E aí começa a roda viva da sujeira… o lixeiro escolhe o lixo que pega, os não selecionados são deixados na rua, os cães que passam (e que não são tão seletivos quanto os lixeiros) rasgam o que encontram pela frente e a rua vira um caos. E nem é preciso dizer o que tanto lixo jogado por aí pode causar.
Não sei se a culpa é da população que não respeita os horários corretos em que o caminhão passa, se é do lixeiro preguiçoso que escolhe o que pegar ou não, ou se a culpa é do setor responsável do município que não informa a população quais são os dias da semana e os horários certos em que o caminhão passa em cada rua ou, ao menos, que oriente adequadamente os seus funcionários, especialmente os lixeiros neste caso específico. Pela lógica, eu posso supor qual é o mais culpado dessa história. Mais um pequeno mau exemplo num universo de burradas que a administração municipal comete, dia após dia.“
Eduardo Cambuí Junior
O blog tentou manter contato com a Prefeitura mas não obteve sucesso. No entanto, espaço fica aberto para interessados: [email protected]