
Em contato com a redação do blog, um cidadão que fazia caminhada no trevo de acesso a cidade de Macaúbas, neste último dia 04 de julho, por volta das 18h00 flagrou uma nuvem de fumaça que ele identificou como “toxica”, isso porque ela tem sua origem no depósito de resíduos sólido da cidade: o lixão! O qual foi interditado há alguns anos pelo Ministério Público, tendo acesso a ele somente os profissionais da limpeza urbana, onde antes famílias catavam material que poderiam ser reciclados, hoje há uma Associação de Recicladores e o município mantem com sua cooperação a coleta seletiva parcial, a qual precisa ser melhorada com a participação e conscientização da população.
Quanto a “fumaça tóxica” da imagem acima, como dito ela tem sua origem no “lixão”, o qual de forma involuntária entra em decomposição e dá origem ao gás metano, que além de tóxico, tem mal cheiro e provoca a queima de materiais do lixão, dando origem ao fogo e este a fumaça que é tão danosa quanto ele. O gás metano e o gás carbônico (este gerado pela queima), são danosos ao meio ambiente, o qual é liberado para a atmosfera prejudicando as camadas protetivas da Terra, colaborando assim com o aquecimento global. Eis ai a nossa contribuição para o fim da Terra!

Macaúbas como boa parte dos municípios brasileiros está em atraso com o fim dos lixões, há projetos para que o mesmo seja solucionado com a criação de um Consorcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos, mas as negociações e entendimento sobre um modelo não chega a um consenso. Enquanto isso, a população sofre com as fumaças que avançam para o centro urbano, comprometendo a qualidade do ar, causando doenças respiratórias principalmente em crianças e idosos!