Blog do Alécio Brandão

FALA CIDADÃO: falta de segurança nas construções de Macaúbas divide opiniões e Poder Público se cala.

02

queda-011Após matéria sobre visível e “gritante” falta de segurança nas construções civis de Macaúbas, com advento de uma acidente envolvendo trabalhador numa obra de construção de um prédio na manhã de quinta feira(06), abriu espaço para discussões, defesas e acusações, de proprietários de obras, trabalhadores,  construtores, só o Pode Público e órgãos de fiscalização que se calam, se omitem… Justamente eles que são responsáveis pela fiscalização neste tipo de empreendimento.

Como todo empreendimento seus donos querem sempre “reduzir custos”, neste caso, reduzindo segurança e aumentando as chances de acidentes e consequentemente MORTE… Felizmente o trabalhador neste caso teve sorte… Que outros não tiveram… E quem garante que a sorte acompanha a todos em todos os lugares?

Se você é trabalhador pense antes por optar não usar o EPI...
Se você é trabalhador pense antes por optar não usar o EPI… Ou poderá ter séria “dor de cabeça”! (Foto meramente ilustrativa)

Veja abaixo, alguns comentários sobre o assunto:

queda-011Flávia disse: …”A segurança e a saúde do trabalho na área da construção civil baseiam-se em normas regulamentadoras descritas na Portaria 3214/78 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
A elaboração e o cumprimento do Pcmat são obrigatórios em estabelecimentos com 20 ou mais trabalhadores. As empresas que possuem menos de 20 trabalhadores ficam obrigadas a elaborar o Programa de Prevenção de Riscos . Como não é obrigado, ninguém se importa com a elaboração do seu próprio plano de segurança deixando os operários correrem riscos de vida. Além do equipamento de segurança, tem as normas para os andaimes.

– Os andaimes devem ter pisos com forração completa (em toda
a área do andaime). Não utilizar tábuas improvisadas.
Devem ser rigidamente fixados à estrutura da edificação. A não
fixação implica, para o andaime fachadeiro, no risco de
tombamento e, no balancim ou jaú (andaime suspenso mecânico),
no risco de deslocamento horizontal especialmente durante a
entrada ou saída do trabalhador.
Os andaimes devem possuir guarda-corpos, inclusive nas
cabeceiras. Não utilizar escadas sobre os andaimes para atingir
locais mais altos.
Em todos os trabalhos realizados em andaimes acima de 2,00 m
de altura devem ser fornecidos e utilizados cintos de segurança tipo
pára-quedista fixados à estrutura. Não é permitido fixar o cinto no próprio andaime. Utilizar cabo-guia.”

queda-011Claudomiro afirma que: ...”A equipe que trabalha com Amilton tem conhecimento do que é EPI, porém o dificil é educá-los para usar, lembro do stres que passei na construção do meu predio em frente ao correio, os EPIS estavam todos lá porem ninguem usava, eu ficava ligando para Amilton constantemente para reorientá-los, por uma hora eles utilizavam só que logo após a baila continuava. Falta sim fiscalização e um trabalho de conscientização.

E Léia traz uma boa nova: …Bom amigos de macaúbas o pedreiro se encontra muito bem .. só teve fatura no braço … já esta comendo e andando .. ele agradece os amigos de macaúbas q se preocupou com ele!!!”

Veja outros imagens LIVRES PARA TODOS OS PÚBLICOS de acidentes em construções civis pelo Brasil. Quem sabe você muda de opinião, passe a exigir mais segurança, se for patrão e seu trabalhador recusar, demita-o, assim você poderá está salvado a vida dele.


error: Conteúdo Protegido !!