Em pagina da internet o cidadão Donizete Costa faz séria denuncia sobre falta de água potável para a comunidade serrana de Ingazeira, que ironicamente fica ao lado do Rio Santo Onofre. Segundo nota, e pelas imagens a água retirada do leito do rio, através de abertura de Cacimba, é de péssima qualidade. Para ajudar na lida com o transporte da água, crianças são convocadas, reutilizam garrafas de plástico para o transporte do precioso líquido. Donizete que também tem origem rural, diz que o sofrimento é grande, e que famílias têm que fazer o percurso de quilômetros diariamente para ter acesso a água que é de péssima qualidade, informa também que numa comunidade próximo existe um poço que poderia servir a comunidade de Ingazeira e assim, amenizar o sofrimento daquelas pessoas, e em especial as crianças.
Abaixo o blog transcreve a nota de Donizete, foram feitas algumas correções e adequações mas, a melhor “correção” deve ser feita pelo Poder Público, levando água e dignidade àquelas pessoas, que merecem respeito e água de qualidade.
O blog não consegui manter contato com as autoridades responsáveis, no entanto, espaço fica aberto para interessados através do e-mail do blog: [email protected]
“Falta D’água no Povoado de Ingazeira Município de Macaúbas
Em visita a amigos 23-04-2016 na Comunidade de Ingazeira município de Macaúbas pude presenciar uma das cenas mais tristes chocantes, a situação é de calamidade pública pois, a falta d’água naquele povoado de Ingazeira que fica as margens do Rio Santo Onofre e divisa com o município de Tanque Novo esta prejudicando muitas família. Como pode ver nas imagens são cenas de um retrocesso muito grande para aquelas famílias e para o nosso município e não podemos aceitar que o nosso município deixe esta pessoas neste estado de desleixo abandono total e fatal onde mulheres, menino e homens estão sendo obrigados cruelmente atingidos por consumir restos de água de péssima qualidade, cavando cacimbas no leito do Rio Santo Onofre sendo que fica bem claro nas imagens tanto a pouca quantidade de água e também a qualidade, sem contar o tempo que os moradores tem que esperar para minar água novamente para ter quantidade suficiente para apanha. Isto apenas para consumo e para lavar roupas.
O povo de Ingazeira está deslocando certa de 15 a 20 quilometros para o município de Tanque Novo para conseguir lavar as roupas onde se perde muito tempo e deixa de fazer outras coisas por conta disso, e num povoado vizinho cerca de 10 Quilômetro existem um poço artesiano aberto e funcionando porém apenas para uma parte da comunidade mas os moradores alegam que a água não chega ate a comunidade de Ingazeira devido a bomba ser muita fraca disseram que a bomba tem 1,5 Cavalos quando na verdade teria que ter 3 cavalos e que o poço tem 120 metros e o cano dentro do poço só vai ate 60 metros eles querem que abram outro poço mas que se resolvessem estas questões talvez seja a forma mais rápida de minimizar os danos causados.
Fica o meu apelo a todo poder público local as autoridade responsáveis, para que providências sejam tomadas em caráter de emergência pois a situação é de extrema emergência, peço que venha se interar afim de resolver o mais breve possível
Att Donisete Oliveira Costa”
Veja outas imagens que causa indignação em rede social. Imagens postadas por Donisete Costa