No ritmo da “Torre de Babel” macaubense, erguida e ocupada pelo Passo Municipal, instalada na Praça da Matriz da Boacaubas, Francisco Rego Bastos, traz do “macaubes” para uma língua mais atual, mãe… E quem não entender a língua materna é sinal que este “trilhou os caminhos “ dos “filhos desnaturados e ingratos”…
Ingratos filhos da Boa Terra, da “paciência exagerada” em assuntos urgentes…
Ingratos filhos da Boa Terra que deixam roubar seu conterrâneos, roubam terras, o conforto do lar e agora roubam sonhos e o futuro!…
Ingratos filhos da Boa Terra, a TERRA AMIGA, de “amigos ingratos”, da Imaculada Conceição, “maculada” pela opressão dos sonhos, dos desejos, da liberdade de ter liberdade!… De crescer entre livros e mais aprender que liberdade não tem limites quando é para mais saber!…
… Se palavras de ordem não resolvem problemas, e um ensaio poético também não!… Tome às mãos estudantis a tua ferramenta, troque o seu branco e moderno pergaminho, a tua grafite frágil, pela ruas livres ou becos estretos da velha e Boacaubas e impulsionem os gritos de dor e de solidariedade!…
E acorda Macaúbas, lava seu rosto e senta-se para almoçar!…
Veja abaixo texto de Francisco, o Chico Padre e seu sermão da planície… Que ele desça e contamine corações e consciências!
“Quousque tandem abutere patientia nostra” … até quando abusarás da nossa paciência? … infelizmente, a nossa cidadania não é exercida com autenticidade, “Quousque tandem abutere patientia nostra” … até quando abusarás da nossa paciência? … infelizmente, a nossa cidadania não é exercida com autenticidade, pois isso implicaria na revolta da maioria, contra esses e outros desmandos que golpeiam nossas cidades.
A cumplicidade é igualmente crime! Esse consentimento credencia nossos políticos a praticarem maiores absurdos, cegos surdos e mudos que somos, a exemplo dos três macaquinhos… Toda atenção é dada a programas que geram retorno em dinheiro no bolso dos donos do poder… ou dividendos eleitoreiros, nos tráficos de influência, às vésperas das eleições, cujas propagandas são comprovadamente enganosas.
É muito triste saber que existem donos da coisa pública (ré pública…), porém, muito mais triste ainda é saber que esse dono é relaxado! Um terreno do município de Macaúbas “invadido” e em construção dos alicerces, em pleno centro de Salvador, parece mentira… O que se pergunta é qual será o destino dessa segunda casa adquirida pela prefeitura para a residência estudantil? já que estão sendo enxotados de lá, por força das circunstâncias expostas publicamente, como das vezes anteriores…
Em outros palavras, o que está por trás disso tudo? Dinheiro não dorme, ele pensa pelas pessoas e até decide por elas…….. Indignar-se diante de fatos como esses já é um princípio de ação cidadã!!! Como eu gostaria de estar equivocado … em minhas alucinações… (?!… ?!… ?!…) … passo a palavra para o atual gestor…
alguns segundos atrás ·